sábado, 18 de maio de 2024
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Marisa (AMAR3) informa conclusão de etapas no plano de reestruturação

Medidas incluem fechamento de lojas, redução de despesas e implicam em relação com fornecedores

20 julho 2023 - 07h14Por Lucas de Andrade

Na última quarta-feira, 19 de julho, a Marisa (AMAR3) informou aos seus acionistas e ao mercado em geral sobre a conclusão das principais e mais desafiadoras ações desenhadas dentro plano de otimização operacional, como a conclusão do processo de adequação do parque de lojas e de reestruturação operacional.

A execução do plano incluía:

  • - (i) o fechamento de lojas deficitárias;
  • - (ii) a redução de despesas; e
  • - (iii) a negociação com fornecedores.

 

O Plano previa, no segundo trimestre, o fechamento de 92 lojas que geravam um EBITDA negativo.

Porém, após a análise e identificação de potenciais melhorias operacionais e logísticas em determinadas lojas, a varejista optou pelo encerramento de um total de apenas 88 lojas.

Para o fechamento dessas 88 lojas, a companhia desembolsou um total de R$ 44,5 milhões (custos de rescisão de contratos, engenharia e logística), e esse desembolso representou um montante 16% menor do que o desembolso inicialmente previsto na divulgação de março.

Em vista do fechamento dessas lojas, a empresa projeta um aumento do seu resultado operacional antes de tributos sobre o lucro, das despesas financeiras líquidas das receitas financeiras e das depreciações, amortizações e exaustões, em aproximadamente R$ 40 milhões durante o exercício social que vai se encerrar em 31 de dezembro e cerca de R$ 60 milhões adicionais ao longo do exercício social findo em 31 de dezembro de 2024.

O incremento em 2023 e 2024 foram estimados com base na diminuição dos custos e das despesas que o fechamento das 88 lojas vai acarretar e que, consequentemente, vai ter um efeito positivo no mesmo montante no EBITDA da operação de varejo da companhia.

Ambas as estimativas de incremento ao EBITDA 2023 e 2024 não consideram o desembolso para os fechamentos de lojas em seu cálculo;

Para o exercício social de 2023, o incremento ao EBITDA, por se aplicar apenas a uma parte do exercício social findo em 31 de dezembro (uma vez que o fechamento das lojas foi concluído apenas em meados de julho deste ano), assume que o valor proporcional da diminuição do déficit das 88 lojas fechadas vai impactar positivamente o EBITDA do exercício social findo em 31 de dezembro de 2023 em aproximadamente R$ 40 milhões.

Para exercício social de 2024, o incremento ao EBITDA de +/- R$ 60 milhões, assume impacto positivo do fechamento das lojas considerado o exercício social completo de 2024.

Mesmo com o fechamento das 88 lojas, a companhia permanece com um parque de 246 lojas em operação e mantém presença em todos os estados da federação.

A varejista planejar manter seu foco em maximizar a produtividade e resultado operacional, com suporte do braço digital e inovações no modelo operacional.

Foi concluída a primeira parte do processo de revisão das despesas de vendas, gerais e administrativas, de sua estrutura organizacional e do ajuste de seu modelo operacional.

Com o término desse processo de revisão, a companhia estima que vai haver uma redução em suas despesas de SG&A da ordem de R$ 35 milhões ao ano.

Para projetar a redução anual das despesas SG&A, a companhia levou em consideração a redução das despesas decorrentes da diminuição da estrutura administrativa, valor esse calculado com base no orçamento para o exercício social de 2023 originalmente previsto no 1º trimestre de 2023. 

Adicionalmente, a companhia vai, ao longo do segundo semestre, implementar a otimização dos serviços de terceiros e outras despesas, o que deve gerar uma economia adicional de pelo menos R$ 10 milhões por ano, valor esse calculado com base no orçamento para o exercício social de 2023 originalmente previsto no 1º trimestre.

O processo de otimização de serviços inclui a:

  • - (i) eliminação de contrato de terceiros;
  • - (ii) renegociação das atividades;
  • - (iii) eliminação de sistemas; e
  • - (iv) a internalização de algumas atividades estratégicas. 

 

O processo de renegociação de dívidas com fornecedores e parceiros de venda tem sido marcado por forte parceria e já atingiu a expressiva marca de renegociação de dívidas com aproximadamente 90,0% do total de fornecedores e 97,0% do total da dívida com parceiros de revenda, declarou a varejista.

Em termos de renegociações de aluguéis, mais de 80% dos contratos de aluguel de lojas físicas em operação foram renegociados com os proprietários de imóveis.

A execução bem-sucedida do plano de fechamento de lojas e de redução de despesas foi um importante passo para o fortalecimento e sustentabilidade do negócio de Marisa Lojas.

O fato relevante apresenta projeções e estimativas a respeito do futuro da companhia.

As informações apresentadas acima refletem as expectativas da administração em relação ao futuro da varejista, sujeitas a riscos e incertezas. Os dados são estimativos e indicativos que não constituem promessa de desempenho.

Embora a empresa acredite que estas estimativas e projeções encontram-se baseadas em premissas razoáveis, conforme acima descritas, estas estimativas e projeções estão naturalmente sujeitas a riscos fora do controle da companhia, o que inclui (sem limitação) os fatores de riscos descritos nos itens 4.1, 4.2 e 4.3 do Formulário de Referência), e são feitas com base nas informações de que a companhia dispõe atualmente.

Qualquer alteração na percepção ou nas premissas acima descritas pode fazer com que os resultados concretos sejam diferentes das projeções apresentadas, finalizou a companhia.

 

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