domingo, 19 de maio de 2024
SpacePost

Fintechs abrem oportunidades de negociação e investimentos no Brasil

01 setembro 2023 - 16h00Por Redação SpaceMoney

A indústria de tecnologia financeira—fintech—do Brasil é a principal da região da América Latina. O ambiente regulatório do país que apoia inovações por meio das fintechs tem ajudado o setor a crescer e prosperar.

As startups de fintech também estão evoluindo e aumentando, possibilitando serviços financeiros como carteiras digitais e pagamentos via redes sociais para plataformas específicas, alcançando mais populações que não tinham acesso a instituições tradicionais. Combinar novas soluções com a melhoria dos procedimentos existentes tem aumentado a demanda por fintechs no país.

Além de tornar os serviços financeiros mais difundidos, as fintechs abriram caminho para uma atividade de negociação e investimento mais ampla. O enorme potencial desse setor jovem e o aumento da tecnologia que aumenta o acesso aos mercados atraem investidores de varejo. O boom das fintechs está criando mais oportunidades para a negociação e o investimento. Veja como:

Aumento do acesso e oportunidades

As inovações das fintechs permitiram que mais pessoas negociassem e investissem no Brasil, independentemente do nível de experiência. Mais corretoras online estão surgindo e criando plataforma de investimento que oferecem recursos e ferramentas para aprimorar a experiência de negociação e investimento. Investidores de varejo podem negociar e investir em diversos mercados, como forex, ações e commodities, com os preços mais estáveis e confiáveis do setor.

Os traders também podem abrir contas padrão ou profissionais, ou usar uma conta de demonstração sem participar dos mercados, de acordo com suas necessidades e preferências de negociação. Essas plataformas de negociação também possuem recursos para minimizar perdas e gastos excessivos, como a ausência de slippage em lacunas de preços, proteção contra stop-out, negociação livre de swaps e mais.

A ascensão das fintechs e das plataformas de investimento tornou mais fácil para os brasileiros participarem dos mercados financeiros e ganharem renda extra. A tecnologia que auxilia os investidores de varejo a tomar decisões de negociação informadas melhora a experiência tanto para iniciantes quanto para especialistas. Com mais pessoas ganhando acesso a vários mercados e ativos em uma única plataforma, atrair e manter investidores e traders e aumentar as oportunidades de crescimento se tornou mais gerenciável.

Avanço das inovações

As fintechs estão avançando rapidamente e se tornando uma concorrência significativa para os bancos tradicionais de grande porte. As empresas de fintech fizeram movimentos audaciosos que outras instituições não fizeram, como a adoção de cartões físicos sem dados sensíveis, como o número, a data de validade e o código de segurança. O alcance das empresas e serviços de fintech também é amplo, expandindo-se para as populações desbancarizadas e sub-bancarizadas que não tiveram acesso a instituições tradicionais.

Assim, novas inovações tornaram as fintechs atraentes para investidores de varejo. Os investidores brasileiros têm buscado oportunidades lucrativas, encontrando-as no mercado de fintechs que está em crescimento contínuo. Novas empresas surgiram para capitalizar o influxo de mais de um milhão de investidores entrando no mercado de ações, oferecendo alternativas mais rentáveis para aqueles que as buscam.

Até mesmo instituições financeiras maiores, como o JP Morgan, procuram atrair mais investidores de varejo adquirindo empresas na vanguarda da inovação em fintech no Brasil. A compra do C6 Bank permitiu a eles expandir seus negócios para territórios mais específicos, aumentando as oportunidades para a empresa e as escolhas para os investidores.

Fintech em várias indústrias

As fintechs mostraram seu potencial em auxiliar indivíduos, mas também foram instrumentais em indústrias específicas. Em vez de atender a um público mais amplo, algumas empresas de fintech se concentram em setores e clientes específicos. Por exemplo, o MV Bank foca exclusivamente no setor de saúde no país.

Seus serviços facilitam a vida financeira das instituições de saúde, contribuindo para a gestão financeira e auxiliando em empréstimos para aquisição de software, produtos e instalações para profissionais de saúde. Marcas de fintech de gestão como a Tiba oferecem soluções voltadas para pequenas empresas e empreendedores do setor de varejo.

Com muitas fintechs focando em setores específicos, investidores e traders têm opções em relação aos setores em que desejam investir e ajudar a expandir. Encontrar uma empresa com grande potencial de crescimento em um setor pelo qual são apaixonados é possível, e há muitas opções a serem consideradas. Investir em empresas de fintech que atendem a um foco específico pode estimular o desenvolvimento de mais setores.

Para mais informações sobre investimentos e finanças, visite a SpaceMoney para insights e atualizações sobre os desenvolvimentos mais recentes.