segunda, 29 de abril de 2024
SpaceMercado

Destaques: CVC (CVCB3), Kepler Weber (KEPL3), PagSeguro (PAGS34), Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3)

Veja aqui as principais notícias das grandes empresas brasileiras, entre avisos aos acionistas, comunicados ao mercado, fatos relevantes e mais informações da imprensa especializada

26 maio 2023 - 16h51Por Redação SpaceMoney

CVC (CVCB3), Kepler Weber (KEPL3), PagSeguro (PAGS34), Petrobras (PETR3)(PETR4) e Vale (VALE3) protagonizam o noticiário corporativo desta sexta-feira (26).

 

Leia mais: SpaceDica: As três ações mais recomendadas para a semana de 22 a 26 de maio

 

SpaceMercado

Veja aqui as principais notícias das grandes empresas brasileiras, entre avisos aos acionistas, comunicados ao mercado, fatos relevantes e mais informações da imprensa especializada:

 

Informe corporativo

Americanas (AMER3) - A Americanas (AMER3) informou que foi notificada da divulgação antecipada de informações que ainda não haviam sido divulgadas ao mercado no âmbito do processo em curso de recuperação judicial.

Por entender que informações já se tornaram públicas, a empresa as disponibilizou em website da administração judicial conjunta para consulta por acionistas e pelo mercado.

(BDM)

 

No âmbito da CPI sobre a varejista, parlamentares querem convocar o trio de acionistas de referência: Marcel Telles, Beto Sicupira e Jorge Paulo Lemann.

O ex-CEO, Sérgio Rial, e seu antecessor, o empresário Miguel Gutierrez, integram a lista de oitivas, além de presidentes das auditorias PwC e KPMG, que auferiram balanços da Americanas (AMER3), e o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

 

A Americanas (AMER3) informou nesta sexta-feira (26) que sua loja no Shopping Plaza Sul, na cidade de São Paulo, encontra-se fechada por conta de um litígio com a Aliansce Sonae (ALSO3), a administradora do shopping.

O colunista Lauro Jardim, de O Globo, afirmou mais cedo que a varejista estaria sendo despejada em razão de uma decisão judicial favorável à Aliansce por conta da falta de pagamento de aluguéis antes da formalização da recuperação judicial da Americanas.

 

Aeris (AERI3) - A fabricante de pás eólicas Aeris (AERI3) deve elevar seus volumes de exportação a partir de 2024, quando enxerga uma potencial redução da demanda no mercado brasileiro, ao mesmo tempo em que prossegue com estudos para a abertura de uma fábrica nos Estados Unidos, de acordo com o diretor de Planejamento e de Relações com Investidores, Bruno Lolli.

(Reuters)

 

BB (BBAS3) - O juiz substituto da 1ª Vara Federal do Distrito Federal, Marcelo Gentil, determinou na última quinta-feira (25) o afastamento provisório do cargo de Fukunaga, presidente da Previ, o fundo de previdência dos funcionários do Banco do Brasil (BB)(BBAS3).

A decisão foi dada em ação popular impetrada pelo deputado estadual de São Paulo, Leonardo Siqueira (Novo). Na ação, o parlamentar questionava a trajetória profissional de Fukunaga e sua capacidade de exercer o cargo.

(g1)

 

Braskem (BRKM5) e Unipar (UNIP6) - A Unipar (UNIP6) avança em mudanças internas com o objetivo de dobrar de tamanho nos próximos dez anos, destaca a Coluna do Broadcast.

Dentre projetos existentes para dar mais visibilidade às entregas dos compromissos assumidos pela companhia, a empresa busca uma expansão almejada por meio de aquisições, que incluiria a proposta de compra dos ativos da região Sudeste da Braskem (BRKM5).

A ideia era que a Unipar ficasse com 20% da petroquímica e eliminasse entre 70% e 80% da dívida que a Novonor (ex-Odebrecht), controladora da Braskem ao lado da Petrobras (PETR3)(PETR4), possui com bancos privados e públicos.

Feita no ano passado, a oferta não prospera, destaca a reportagem de Jorge Barbosa.

De lá para cá, a Unipar não renovou a proposta, mas segue no páreo e disse anteriormente ter se preparado financeiramente para essa compra.

O racional, com a proposta de que a Braskem fosse dividida em três ao ser vendida, seria criar mais concorrência no mercado concentrado de fornecedores de insumos petroquímicos.

As informações são de Coluna do Broadcast.

 

CVC (CVCB3) - Carlos Wollenweber foi escolhido pelo conselho de administração da CVC (CVCB3) como o novo diretor financeiro e de RI da empresa.

O mandato estende-se até a primeira reunião a ser realizada pelo colegiado após a assembleia-geral que deliberar sobre as demonstrações financeiras referentes ao exercício social encerrado em 31 de dezembro deste ano.

 

Embraer (EMBR3) - A SKS Airways escolheu o jato E195-E2, da Embraer (EMBR3), para impulsionar seus planos de crescimento para a região da Ásia-Pacífico. O acordo para dez jatos E195-E2 entre a companhia aérea da Malásia e a empresa de leasing Azorra foi anunciado hoje, em cerimônia na Langkawi International Maritime & Aerospace Exhibition (LIMA-23).

Os jatos da Embraer são a aeronave de corredor único mais eficientes e silenciosas do mundo.

Os E195-E2 serão a principal ferramenta para os planos de expansão da SKS Airways e terão como base o Aeroporto de Subang, em Kuala Lumpur, a partir de 2024.

O E195-E2 tem alcance de 2.600 milhas náuticas, o equivalente a cerca de sete horas de voo.

A aeronave tem uma configuração confortável, com 136 assentos. A SKS Airways vai ser a primeira operadora do E195-E2 no Sudeste Asiático, e aumenta ainda mais a presença das aeronaves da Embraer na região.

Atualmente, cerca de 200 E-Jets estão em serviço na Ásia-Pacífico.

O contrato de leasing entre a SKS Airways e a Azorra foi assinado na presença de Yang diPertuan Agong da Malásia, Sua Majestade o Sultão Abdullah ibni Sultan Ahmad Shah; Tuan Loke Siew Fook, Ministro dos Transportes da Malásia; Ary Norton de Murat Quintella, Embaixador do Brasil na Malásia; Johann Bordais, Presidente e CEO da Embraer Serviços e Suporte; e Martyn Holmes, diretor de vendas da Embraer Aviação Comercial.

 

Em outra frente, a empresa nomeou Frederico Lemos como CCO para negócios internacionais de Defesa e Segurança, com início de mandato em 1 de junho, com base em Lisboa.

Sua nomeação significa uma novo foco para acelerar a internacionalização, e aproveitar o momento favorável das aeronaves C-390 Millennium e A-29 Super Tucano.

 

Por fim, sobre a Eve, a empresa declarou estar muito satisfeita com desenvolvimento de eVTOLs (veículo de pouso e decolagem verticais).

 

Kepler Weber (KEPL3) - A Kepler Weber (KEPL3) comunicou o início dos procedimentos necessários à estruturação de Programa de American Depositary Receipts – Level 1 (ADRs) lastreados em ações ordinárias de emissão da companhia, conforme previsto nas normas da Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos da América (EUA).

Como etapa inicial do processo de estruturação do programa de ADRs, o conselho de administração autorizou a diretoria da companhia a praticar todos os atos necessários para a fase de estruturação, inclusive, mas não somente, à contratação de assessores legais e financeiros, para comandar eventuais tratativas com a SEC.

O conselho de administração da companhia reunir-se-á, oportunamente, para deliberar sobre a aprovação dos documentos, requisitos e procedimentos necessários para viabilizar o lançamento do programa de ADRs.

 

Light (LIGT3) - Debenturistas aprovaram contratação de assessores para atuação em sua defesa.

(BDM)

 

Orizon (ORVR3) - Nesta sexta-feira (26), a Orizon (ORVR3) informou aos seus acionistas, investidores e ao mercado em geral que, após a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), obtida sem qualquer oposição ou restrição, concluiu, hoje, sua entrada no capital da CTR Santa Luzia S.A. (CTR SL).

 

PadTec (PDTC3) - A Padtec (PDTC3) rescindiu o contrato de prestação de serviços de formador de mercado celebrado com BTG Pactual Corretora de Títulos e Valores Mobiliários. 

 

PagSeguro (PAGS34) - No âmbito da divulgação de seu balanço do primeiro trimestre, o PagSeguro anunciou que se chama a partir de agora PagBank - antes PagBank PagSeguro.

“Faz todo o sentido trabalharmos com uma marca única”, disse Alexandre Magnani, presidente da companhia, à Reuters.

“Nós simplificamos o entendimento do cliente e ganhamos eficiência nos nossos investimentos em marketing. Também ajuda a chamar mais atenção para os nossos serviços financeiros.”

 

Petrobras (PETR3)(PETR4) - A Petrobras (PETR3)(PETR4) reapresentou um pedido de retomada do processo de licenciamento para perfuração do poço Morpho 1-APS-57, na foz do Amazonas (foz do Rio Amazonas), declarou o CEO da companhia, Jean Paul Prates, em sua conta no Twitter.

 

 

De acordo com o executivo, o processo foi conduzido com a “máxima diligência” pelas equipes de Sustentabilidade e Meio Ambiente da estatal.

Prates afirma que a Petrobras ingressou numa concessão federal para realizar atividades de prospeção de hidrocarbonetos (pesquisar petróleo, novas reservas) e passou então a buscar obter o licenciamento das atividades pertinentes, entre elas a perfuração de um “poço pioneiro” (o poço inaugural para se checar se existe possibilidade de ocorrência de petróleo ou gás num determinado setor de uma bacia).

O presidente da petroleira alega que, para isso, foi contratada uma Sonda de Perfuração Maritima - que foi posicionada no ponto da perfuração em aguardo ao processo de licenciamento.

 

Prio (PRIO3) - TRUXT Investimentos passou a deter 47,4 milhões de ações da Prio (PRIO3), que representam 5,35% do capital social total.

 

Raízen (RAIZ4) - “Para 2030, esperamos que o total de SAF (sigla em inglês para combustíveis de aviação sustentável) seja na ordem de 20 milhões de litros de etanol, o que representa 4,5% de todo SAF que esperamos ver no mundo daqui a sete anos. Com isso, esperamos que o etanol responda por 25% de todo SAF, ou seja, até 2030 temos uma demanda adicional de 9 bilhões de litros de etanol”, declarou Paulo Neves, vice-presidente de trading da Raízen (RAIZ4), durante o Investor Day.

 

Romi (ROMI3) - A Romi (ROMI3) comunicou a seus acionistas, investidores e ao mercado em geral, que, findo o prazo de transferência de trinta dias, as frações de ações foram agrupadas e resultaram em um número total de 10.855 ações ordinárias de emissão da companhia.

Essas ações serão vendidas em leilões sucessivos a serem realizados na B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, com início na próxima segunda-feira, 29 de maio, até a venda integral das ações.

Os papéis terão como valor de referência a média do preço de fechamento das ações de emissão da Companhia no pregão da semana anterior à data do leilão.

Os respectivos valores líquidos apurados serão colocados à disposição dos acionistas em data a ser oportunamente divulgada após liquidação financeira das ações leiloadas.

 

Sabesp (SBSP3) - O Senado Federal promulgou a Resolução 12, de 2023, que autoriza a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) (SBSP3) a contratar operação de crédito externo com o New Development Bank (NDB), com garantia da União, no valor de até US$ 300 milhões.

A resolução foi publicada em edição do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (26).

(O Estado de S.Paulo)

 

Vale (VALE3) - Debenturistas entraram com ação judicial contra a mineradora e, em síntese, requerem a condenação da companhia em relação ao ressarcimento de valores alegadamente não pagos a títulos remuneratórios (prêmio) de debêntures O valor da causa foi informado em R$ 100 mil.

Os autores da petição são:

  • - Roni Isidoro Ranzan;
  • - Luiz Carlos Silveira Marques;
  • - Support Holding Ltda.;
  • - Fabio Luzzi;
  • - Lara Monteblanco Luzzi;
  • - Rodrigo Forcenette;
  • - Fabio Martini;
  • - Iron Fund 2 DWC Fundo de Investimento Multimercado Crédito Privado Investimento no Exterior;
  • - Iron Fund RTC FI Multimercado Crédito Privado Investimento no Exterior.

Os autores requerem na petição inicial:

  • - (i) citação da ré para apresentação de contestação;
  • - (ii) intimação da CVM, para intervir como amicus curiae;
  • - (iii) deferimento de todos os tipos de provas admissíveis, bem como a apresentação de documentação pela companhia;
  • - (iv) condenação da companhia ao pagamento de indenização correspondente ao ressarcimento de alegadas diferenças de remuneração (prêmio) de debêntures.

 

O recebimento de citação para apresentação de defesa ocorreu no dia 16 de maio.

 

SpaceCriptos

Criptomoedas hoje: Bitcoin (BTC) aos US$ 26 mil, com inflação e dívida dos EUA no radar

 

SpaceFIIs

Ifix hoje: veja FIIs que pagam dividendos nesta sexta-feira (26)

 

SpaceNews

1ª página: as notícias dos principais jornais brasileiros nesta sexta-feira (26)

Brasil vai se tornar a Suíça da América Latina? Para economista renomado, sim!

EUA: inflação medida pelo PCE avança 0,4% em abril

Lula conversa com Putin por telefone e diz que não pode ir à Rússia "no momento"

Saldo da carteira de crédito em abril deve ficar estável, revela pesquisa da Febraban

 

SpaceProventos

Dividendos e JCP: Equatorial (EQTL3) vai pagar R$ 385 milhões no dia 9 de junho

Dividendos: Lavvi (LAVV3) paga R$ 6 milhões hoje

Dividendos: Metal Leve (LEVE3) paga R$ 451,94 milhões hoje

Dividendos: Vivara (VIVA3) paga R$ 85,7 milhões hoje

Dividendos e JCP: Vulcabras (VULC3) ajusta valor de proventos a serem pagos

JCP: BB (BBAS3) vai pagar R$ 966,3 milhões

 

SpaceRecomendações

Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) podem disparar até 40%, calcula Genial

Bemobi (BMOB3) pode disparar até 80% após nova aquisição, diz XP

BRF (BRFS3), JBS (JBSS3) ou Minerva (BEEF3): Em qual investir?

Eletrobras (ELET3): e se a redução do limite de votos pedida pelo governo for concedida?

Embraer (EMBR3): o que pensa o BTG sobre as últimas notícias da empresa?

Even (EVEN3) está pronta para crescer, segundo Itaú BBA

Hapvida (HAPV3) pode disparar mais de 40%, calcula BofA

Itaú (ITUB4): UBS BB reitera recomendação de compra na ação

JBS (JBSS3): Goldman Sachs revisa suas expectativas de receita e lucro para empresa

Lavvi (LAVV3): Safra projeta alta de mais de 100% na ação nos próximos meses

Locaweb (LWSA3): UBS BB eleva preço-alvo da ação em 35%

Natura (NTCO3): XP corta preço-alvo após mapear preocupações

Petrobras (PETR4): UBS BB mantém recomendação de venda; veja motivos

Suzano (SUZB3): Goldman Sachs eleva recomendação para 'neutra'

Usiminas (USIM5)? Melhor não! Gerdau (GGBR4) agrada mais a Terra para a próxima semana

Vibra (VBBR3): Planalto prepara ofensiva sobre a distribuidora, diz plataforma

 

SpaceTrade

Day Trade: compre CSN Mineração (CMIN3), Cyrela (CYRE3) e mais ações hoje, indicam Ágora e PagBank

Day Trade: venda Gerdau (GGBR4), Itaú (ITUB4) e mais ações hoje, indicam Ágora e PagBank

Long & Short: Copasa (CSMG3) e Engie (EGIE3) são recomendadas por BTG para operação

Swing Trade: compre Lojas Quero-Quero (LJQQ3) e ganhe até 4,71% hoje, diz Ágora

Swing Trade: ganhe até 10,5% com a compra e venda de oito ações, segundo MyCap e PagBank

Swing Trade: venda Ambev (ABEV3) e ganhe até 4,97% hoje, diz Ágora

 

SpaceDicas

Ambipar (AMBP3) e as melhores micro caps para investir em maio de 2023

As ações mais recomendadas para maio de 2023

As melhores ações para ganhar dividendos em maio de 2023

Cielo (CIEL3) e as melhores small caps para investir em maio de 2023

Mercado Livre (MELI34) e os melhores BDRs para investir em maio de 2023

Veja aqui as ações ESG mais recomendadas para maio, de acordo com BB, Genial e XP

Veja os melhores FIIs para investir em maio de 2023

 

Comgás (CGAS5), IGB (IGBR3), Unipar (UNIP5) e as ações mais caras da B3 no início de maio

Marisa (AMAR3), Méliuz (CASH3), Saraiva (SLED4) e as ações mais baratas da B3 no início de maio

 

Assaí (ASAI3), Natura (NTCO3) e mais: o que fazer com as ações do Ibovespa que mais caíram em abril

EzTec (EZTC3), BTG (BPAC11) e mais: o que fazer com as ações do Ibovespa que mais subiram em abril