segunda, 20 de maio de 2024
SpaceMercado

CoinEx: o que se sabe do ataque hacker às hot wallets até agora?

Equipes implementaram rapidamente uma série de medidas de emergência

18 setembro 2023 - 13h54Por Lucas de Andrade

Na última terça-feira, 12 de setembro, o Sistema de Controle de Risco da CoinEx detectou ataques anômalos em diversas hot wallets que armazenam ativos da exchange. 

As descobertas iniciais apontam para chaves privadas comprometidas das hot wallets que armazenam temporariamente os ativos da exchange para facilitar as transações como a causa raiz. As causas específicas continuam sob investigação.

 

Em resposta ao hack, as equipes de CoinEx implementaram rapidamente uma série de medidas de emergência:

  • - Suspensão de todos os depósitos e saques e implementação de um desligamento de emergência do servidor da hot wallet

  • - Transferiram os ativos restantes para armazenamento seguro em cold wallet

  • - Reconstruíram e implantaram uma nova arquitetura de carteira

  • - Iniciaram investigações rigorosas sobre o ataque, lideradas pela equipe de segurança e de carteira da CoinEx

  • - Entraram em contato com exchanges parceiras para congelar os ativos relacionados.

 

O fundador e CEO, Haipo Yang, também expressou seu sincero pesar pelo incidente aos usuários afetados por meio de sua conta pessoal no X (ex-Twitter).

Ele também prometeu que a equipe está trabalhando diligentemente para restaurar prontamente os serviços e garantiu que os fundos dos usuários não serão afetados.

 

 

A CoinEx declarou estar plenamente cientes de que os usuários estão preocupados com a restauração do serviço de saque, a compensação pelos ativos roubados e nossos planos de segurança para o futuro.

Agora, a exchange visa finalizar as atualizações da carteira na próxima semana. Após isso, os saques serão retomados gradualmente em fases, passando por rigorosas verificações de segurança. 

A equipe está atualmente focada em construir e implementar um sistema de carteira totalmente novo e robusto para lidar com atividades em 211 redes e 737 ativos.

Como cada uma de suas linhas de produtos opera de forma independente com seu próprio sistema de controle de risco, o incidente de segurança ocorrido com a CoinEx não afetará os demais.

As perdas totais do incidente continuam sendo calculadas. A partir de agora, as perdas estimadas são de aproximadamente US$ 70 milhões. No entanto, isso representa apenas uma pequena parcela dos ativos totais.

A exchange disse estar comprometida em compensar 100% todos os usuários afetados, além de que trabalha na elaboração de planos de compensação personalizados com base em cada moeda e compartilharemos os detalhes assim que forem finalizados.

A CoinEx declarou estar focada na atualização da arquitetura da carteira, no cálculo das perdas e no congelamento de endereços suspeitos relacionados, em coordenação com parceiros da indústria e exchanges parceiras.

No que diz respeito aos planos de compensação para os bens roubados, formulam opções. A compensação vai ser fornecida com base em cada moeda, com detalhes a serem divulgados em nossos anúncios oficiais posteriormente.

Por fim, a exchange afirmou que vai aprimorar ainda mais os sistemas de segurança e gerenciamento de riscos e estabelecer o Fundo de Segurança da CoinEx para melhorar nossa capacidade de preparação e resposta para contingências.

A CoinEx fez um apelo ao setor de criptomoedas como um todo para reforçar a cooperação em segurança e cultivar um ambiente de desenvolvimento saudável, estável e sustentável.

 

Tags: CoinEx