sexta, 19 de abril de 2024
SpaceDica

Como fazer do cartão de crédito um aliado na sua vida financeira

Veja dicas para que o cartão deixe de ser um vilão para você!

02 julho 2021 - 15h48Por Redação SpaceMoney

O cartão de crédito ainda é um dos principais vilões nas vidas financeiras de muitos brasileiros. Segundo pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), 80,9% das famílias brasileiras possuíam dívidas com cartão de crédito em abril de 2021. O problema desse cenário é que as parcelas não pagas acabam se acumulando e os juros mensais se tornam um pesadelo.

Ainda de acordo com a CNC, a proporção das famílias que apontam o cartão de crédito como principal tipo de dívida alcançou recorde de 81,8% em junho.

Especialistas apontam que esse tipo de dívida é uma das que têm juros mais altos. As taxas anuais de juros nos cartões de crédito são superiores a 300% e podem chegar a 875%, segundo a Proteste (Agência Brasileira de Defesa do Consumidor). Entretanto, se bem administrado, o cartão de crédito pode ser um aliado no planejamento, ajudando a economizar e ter uma vida financeira mais saudável.

Começo da jornada

O primeiro passo para “fazer as pazes” com o cartão de crédito é se organizar e cortar gastos. A dica para fazer isso é possuir apenas um cartão contratado e sem anuidade. Hoje em dia, muitas instituições bancárias oferecem anuidades zeradas para os cartões – o que é um benefício importante na hora de planejar as contas.

Outro conselho é fazer uma tabela com todas as despesas e ganhos mensais, esporádicos ou extraordinários. A maioria das empresas fornecem o detalhamento de suas compras no cartão pelo aplicativo de celular. Não deixe acumular prestações atrasadas e, sempre que possível, escolha comprar à vista – o cartão de crédito não é um dinheiro garantido, lembre-se disso.

Até mesmo o dia da compra pode fazer diferença. Procure sempre gastar na data posterior ao fechamento de sua fatura, assim você ganhará mais prazo na hora de realizar o pagamento do cartão. Exemplo: se sua fatura fechou no dia 31, o dia seguinte, 1º, irá garantir um tempo “extra” para o pagamento, porque a cobrança só virá no próximo fechamento de fatura, ou seja, no outro mês.

Procure vantagens no seu cartão de crédito

Mais um ponto que deve ser olhado com atenção na hora de contratar um cartão de crédito é se ele oferece programas de vantagens e benefícios, como programas de milhas para troca por passagens aéreas ou descontos em sites ou produtos.

Isso pode ser um “salva-vidas” na hora de realizar uma tão aguardada viagem ou até mesmo na hora de repor um eletrodoméstico em casa.

Atrasou? Negocie o quanto antes

Se você ainda está com parcelas em atraso, há sempre a oportunidade de tentar uma negociação junto ao seu banco. Normalmente, as empresas são flexíveis quanto a isso – até porque elas querem receber o pagamento.

Nesse cenário, há duas soluções possíveis: o pagamento por amortização, em que o cliente parcela a dívida inteira, com juros fixos menores do que o rotativo ou, caso a dívida seja muito grande, pode ser interessante buscar um empréstimo junto ao banco e pagar integralmente a dívida. Os juros de crédito pessoal costumam ser muito mais baixos do que os praticados pelas operadoras de cartão de crédito.