segunda, 29 de abril de 2024
Ações recomendadas

Azul (AZUL4): papéis sofrem, apesar do revés com a rival Gol (GOLL4); o que vem a seguir?

Analistas do BTG Pactual acreditam que outros fatores de mercado podem estar em jogo neste desempenho incomum das ações

27 janeiro 2024 - 10h00Por Lucas de Andrade
Aeronave da Azul (AZUL4)Aeronave da Azul (AZUL4) - Crédito: Foto: NurPhoto/ Getty Images

O BTG Pactual reiterou sua recomendação neutra para os papéis de Azul (AZUL4), com preço-alvo de R$ 20,00 em doze meses, mesmo após o mau desempenho das ações, influenciadas por uma suposta intenção da Gol (GOLL4) em entrar com um pedido de recuperação judicial nos EUA.

O rumor pegou investidores de surpresa, uma vez que os mesmos esperavam que a reestruturação financeira de um concorrente no setor ofereceria algum alívio competitivo à Azul. 

Contudo, os analistas Fernanda Recchia e Lucas Marquiori acreditam que outros fatores de mercado podem estar em jogo neste desempenho incomum das ações - entre eles, o desempenho dos mercados acionários (no Brasil e no exterior), impulsionado pelo aumento repentino nos rendimentos de longo prazo dos EUA, e em questões comerciais, como problemas contínuos de fornecimento com OEMs de aeronaves, como o encalhe da Boeing.

Analistas creem que os fundamentos do setor favorecem a empresa e atrelam a queda dos papéis à desmontagem de posições de ‘pair trade’ de investidores, que poderiam trazer uma maneira casada queda de Gol e na alta da concorrente, especialmente por fundos locais.

Com o short squeeze nas ações da Gol, investidores se viram obrigados a desmontar a estratégia, o que fez com que as ações de Azul (AZUL4) também fossem penalizadas.

Mesmo em um momento adverso, Recchia e Marquiori projetam um espaço para a Azul (AZUL4), uma vez que a concorrente Gol já diminuiu a oferta de voos, com a recuperação judicial aprovada ou não, em razão dos atrasos nas entrgas da Boeing. 

A adequação de capacidade tende a deixar o ambiente de preços mais racional, avalia o BTG Pactual.

Tags: Azul, AZUL4, GOL, goll4