terça, 14 de maio de 2024
SpaceMercado

Vale (VALE3) fecha acordo com Porto do Açu para fabricação de ferro-esponja

Esse hub deverá receber em um primeiro momento pelotas da companhia e poderá futuramente contar com uma planta de briquete de minério de ferro para atendimento da planta de redução direta do local

26 setembro 2023 - 11h36Por José Chacon

A Vale (VALE3), nesta terça-feira (26), informou que assinou um acordo com a operadora Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), para estudar a produção de HBI (hot briquetted iron ou ferro-esponja) via a rota de redução direta na região.

 

Esse hub deverá receber em um primeiro momento pelotas da companhia e poderá futuramente contar com uma planta de briquete de minério de ferro para atendimento da planta de redução direta do local, de acordo com a Vale.

 

De acordo com a mineradora, as empresas vão buscar atrair investidores e clientes que construam e operem o centro, com uso de gás natural, já disponível no Porto de Açu, com a possibilidade de convertê-la, no futuro, para hidrogênio verde.

 

Nesse sentido, o acordo compõe mais um passo da Vale para o desenvolvimento do modelo dos chamados “mega hubs”, complexos industriais voltados à fabricação de produtos siderúrgicos de baixo carbono, implementado em países do Oriente Médio.

 

“O Brasil tem um grande potencial para ser um polo da siderurgia de baixo carbono. Temos minério de ferro de alta qualidade, reservas de gás natural abundantes e potencial para desenvolver o hidrogênio verde”, afirmou o vice-presidente executivo de Soluções de Minério de Ferro, Marcello Spinelli.

 

“Como uma empresa brasileira, a Vale busca se associar a empreendimentos que contribuam nessa direção. Queremos ser indutores da “neo-industrialização” do Brasil, que será baseada na indústria verde”, concluiu.