terça, 30 de abril de 2024
Criptomoedas

Governo do Reino Unido promete proteger privacidade e controle do dinheiro em libra digital

Consulta sobre CBDC recebeu mais de 50 mil respostas, com foco em privacidade

25 janeiro 2024 - 11h34Por Redação SpaceMoney
Reino UnidoReino Unido - Crédito: Reuters

O governo do Reino Unido prometeu nesta quinta-feira (25) que a futura legislação para uma libra digital garantirá proteções à privacidade e ao controle do dinheiro. Essa promessa veio em resposta a consulta pública conduzida pelo Ministério das Finanças sobre uma moeda digital do banco central (CBDC). 

O levantamento realizado em conjunto com o Banco da Inglaterra teve mais de 50 mil respostas e foi concluída em junho. A maior preocupação levantada foi privacidade e controle do dinheiro. O Reino Unido está conduzindo uma abordagem cautelosa sobre a libra digital.  

Em comunicado à imprensa, a vice-governadora de estabilidade financeira do Banco da Inglaterra, disse que “a confiança em todas as formas de dinheiro é uma necessidade absoluta”. “Conhecemos a decisão de introduzir ou não uma libra digital no Reino Unido será um dos principais para o futuro do dinheiro. É essencial que construamos essa confiança e tenhamos o apoio do público e das empresas que a utilizariam se fosse introduzida.” 

A resposta da consulta mostrou que o design proposto da libra digital foi bem recebido, porém ainda não se sabe quando acontecerá a emissão. Além disso, a libra digital estará acessível no exterior. 

Juiz dos EUA nega pedido de Zhao para viajar aos Emirados Árabes Unidos

O Comitê Seleto do Tesouro do Reino Unido propôs que uma libra digital tenha um limite de detenção inferior de três mil euros. O Banco da Inglaterra, por sua vez, indicou que está mantendo seu limite de 10 mil-20 mil libras esterlinas por enquanto, mas pode rever isso no futuro. 

O Banco da Inglaterra anunciou que realizará experimentos com empresas para testar como uma libra digital poderia funcionar no mundo real. A instituição também se comprometeu a realizar novas consultas públicas antes da introdução da legislação. 

O Banco da Inglaterra anunciou que realizará experimentos com empresas para testar como uma libra digital poderia funcionar no mundo real. "Também estamos nos comprometendo com novas consultas públicas antes da introdução da legislação."