terça, 30 de abril de 2024
Criptomoedas

Banco Central de Hong Kong lança projeto de moeda digital para impulsionar mercado de tokenização

Project Ensemble visa criar uma infraestrutura inovadora para liquidação interbancária de ativos tokenizados usando uma moeda digital do banco central atacadista (wCBDC)

07 março 2024 - 13h32Por Redação SpaceMoney

O Banco Central de Hong Kong (HKMA) anunciou o lançamento do Project Ensemble nesta quinta-feira (7), um projeto de moeda digital do banco central atacadista (wCBDC) que visa apoiar o desenvolvimento do mercado de tokenização. 

Segundo a Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA), o projeto se concentrará inicialmente em depósitos tokenizados, explorando uma infraestrutura inovadora do mercado financeiro (FMI) para facilitar a liquidação interbancária contínua de dinheiro tokenizado através do wCBDC. 

Hong Kong vem explorando CBDCs atacadistas desde 2017 e iniciou oficialmente pesquisas sobre CBDCs de varejo em 2021. O HKMA já conduziu duas rodadas de consultas de mercado sobre a emissão de um dólar digital de Hong Kong (e-HKD), mas ainda não tomou uma decisão sobre sua introdução. 

Bitcoin (BTC): queda brusca seguida de recuperação rápida indica nova corrida de alta

O Project Ensemble é o mais recente de uma série de projetos do HKMA na área de CBDCs, incluindo o Projeto mBridge, o Projeto Dynamo e o Projeto Genesis. Segundo o anúncio, "no centro do Project Ensemble está um Sandbox wCBDC que o HKMA lançará este ano para pesquisar e testar casos de uso de tokenização”.  

Esses casos incluem “liquidação de ativos tokenizados do mundo real (por exemplo, títulos verdes, créditos de carbono, aeronaves, eletricidade estações de recarga de veículos, conhecimentos de embarque eletrônicos e gestão de tesouraria)”.  

Se o sandbox do wCBDC atrair interesse suficiente da indústria, uma emissão "ao vivo" do wCBDC poderá ser realizada no futuro. O CEO da HKMA, Eddie Yue, acredita que o Project Ensemble dará um novo impulso ao vibrante setor financeiro de Hong Kong e fortalecerá a posição do país como vanguarda em dinheiro e ativos tokenizados.