terça, 30 de abril de 2024
Empresas

Vale (VALE3): Planalto quer Guido Mantega na direção da companhia

Ex-ministro é cogitado até pelo presidente Lula para sucessão na empresa

17 janeiro 2024 - 10h23Por Redação SpaceMoney

O Palácio do Planalto avalia tentar colocar o ex-ministro Guido Mantega na direção da Vale (VALE3), diante das discussões sobre a sucessão da empresa.

Segundo uma fonte do governo informou ao site Valor Econômico, o nome de Mantega é uma das possibilidades que chegou a ser cogitada pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em conversa com auxiliares.

Os interlocutores explicam, porém, que não está definido como o governo faria esse movimento, já que seria necessária uma convergência entre os acionistas e governo federal.

Conforme apurou o Valor, Guido Mantega passou a ter seu nome ventilado como possível substituto do atual CEO, Eduardo Bartolomeo. Apesar disso, assunto é considerado sensível.

Em 2023, quando o nome de Guido Mantega circulou como uma indicação do governo para CEO e depois para compor o conselho de administração da Vale, as ações da companhia sofreram queda. No mercado, há um temor de que o ex-ministro da ex-presidente Dilma Rousseff seja o braço do governo na mineradora.

O atual mandato do CEO da Vale é de três anos e outra alternativa que está na mesa é a possiblidade de o atual CEO, Eduardo Bartolomeo, ser reconduzido para um mandato mais curto. Ainda não há, porém, martelo batido sobre o assunto.

Uma reunião do conselho de administração da Vale está marcada para o próximo dia 31, mas o tema sucessório não está na pauta do encontro, embora possa ser incluído a tempo. Há ainda a possibilidade de o colegiado chamar uma reunião extraordinária antes dessa data para tratar especificamente da sucessão.

As informações são do Valor Econômico.

Tags: Vale, Vale3