terça, 30 de abril de 2024
Empresas

Petrobras (PETR4) vai reduzir prazo de pagamentos de fornecedores para 30 dias

Medida será válida a partir de 1º de maio

12 abril 2024 - 18h44Por Mari Galvão

A Petrobras (PETR4) vai reduzir para 30 dias o prazo de pagamento dos contratos a serem implementados a partir de 1º de maio, segundo nota da companhia nesta sexta-feira (12).

A petroleira informou que, desde 2020, alguns segmentos de empresas passaram a receber o pagamento de seus contratos em até 90 dias. Agora, será retomado e padronizado o prazo de 30 dias. 

Esta mudança impacta contratos que atendem à operação e à manutenção das unidades industriais (onshore e offshore) e também aos que dão suporte às atividades administrativas.

“É uma decisão importante que tem como efeito imediato a dinamização da economia e a geração de empregos através da diminuição da exposição financeira dos nossos fornecedores, em especial os nacionais”, afirmou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

Ainda segundo o comunicado da empresa, o objetivo é manter uma base saudável de fornecedores, que vai auxiliar a empresa a atingir os objetivos planejados para os próximos anos.

A diretoria executiva também aprovou a continuidade do Mais Valor, programa que já antecipou mais de R$ 24,4 bilhões em faturas. 

O Programa Mais Valor concede ao fornecedor da Petrobras a opção de antecipar o recebimento de suas faturas com as instituições financeiras participantes. 

As operações são na modalidade de risco sacado onde é percebido o risco de crédito do comprador. No comunicado, a Petrobras detalhou que, no programa, o fornecedor consegue antecipar o pagamento com taxas competitivas e também não há a incidência de IOF.