terça, 30 de abril de 2024
Ações

IBOVESPA HOJE - IPCA de março; meta fiscal de déficit zero; tarifas de luz; inflação CPI nos EUA

Confira os fatores que influenciam o principal índice acionário da Bolsa nesta quarta-feira (10)

10 abril 2024 - 17h18Por Redação SpaceMoney
B3B3 - Crédito: Paulo Whitaker, para a agência Reuters

Nesta quarta-feira (10), o mercado financeiro local monitora a inflação de março medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado um significativo termômetro para o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), na decisão para a taxa básica de juros Selic.

 

O Ibovespa (IBOV), principal índice acionário da B3, a Bolsa brasileira, encerrou esta quarta-feira (10) em queda de 1,41%, aos 128,050 pontos.

 

IBGE: IPCA de março sobe 0,16%, de +0,83% em fevereiro, ante consenso de +0,25%, na margem

CPI: inflação nos EUA segue em alta e marca 0,4% em março

 

ATUALIZAÇÕES:

  • - 10:10: Ibovespa: -0,50%, aos 129.247,18 pontos.
  • - 16:10: Ibovespa: -1,54%, aos: 127.889 pontos.  

 

No calendário econômico completo desta quarta-feira (10), no Brasil, estão:

  • -   9:00 - o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março e os custos e índices do setor de construção civil no mesmo mês;
  • - 10:00 - a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresenta o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) sobre o mês de abril.

 

Confira outros fatores que movimentam o IBOV nesta quarta-feira (10):

 

Alívio ao arcabouço fiscal

Em meio aos desafios do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), para a meta fiscal de déficit zero, a Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem um dispositivo que muda o arcabouço fiscal e, na prática, libera mais R$ 15 bilhões ao governo federal de forma imediata.

Aprovado por 304 votos a 136, o projeto segue agora para o Senado Federal e, se também for validado por lá, vai permitir que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destrave o crédito suplementar sem passar novamente pelo Congresso Nacional.

O dispositivo foi inserido de última hora como jabuti, matéria estranha ao texto principal, que recria o seguro Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT).

Até agora, o arcabouço fiscal prevê que o governo federal pode abrir o crédito suplementar caso a avaliação da arrecadação seja favorável no segundo relatório bimestral de receitas e despesas, a ser divulgado em maio (dia 22).

O texto aprovado na última terça-feira pela Câmara dos Deputados antecipa esse prazo e dispõe que o crédito pode ser aberto após a primeira avaliação bimestral de receitas e despesas, que já foi divulgada no último dia 22 de março.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

Tarifas de luz

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir nesta quarta-feira (10) com o setor elétrico para buscar saídas para redução de tarifas.

Ontem (9), durante a cerimônia de assinatura da Medida Provisória (MP) das Energias Renováveis e da Redução dos Impactos Tarifários, o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira (PSD-MG), disse que o documento poderia resultar em redução de até 5,00% das contas de energia elétrica.

O porcentual vai ser melhor determinado, de acordo com o ministro, após análise do Congresso Nacional.

Já a Frente Nacional dos Consumidores de Energia disse que a MP reduz a tarifa no Amapá (AP), mas eleva o custo da energia no País, diante da prorrogação do subsídio para projetos renováveis, que reforça encargos na conta de luz.

A Abrace Energia acredita que a MP pode representar, no futuro, um aumento de R$ 4,5 bilhões por ano nas tarifas.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

No exterior...

EUA

Na agenda econômica dos Estados Unidos nesta quarta-feira (10), estão:

  • -   9:30 - Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) de março;
  • - 15:00 - Ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês), colegiado do Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano).

 

China

Na agenda econômica da China nesta quarta-feira (10), estão:

  • -    22:30 - Índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de março;
  • -    22:30 - Índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) de março.