segunda, 29 de abril de 2024
Ações

IBOVESPA HOJE - Expectativas para o IPCA de março; Jean Paul Prates e dividendos na Petrobras

Confira os fatores que influenciam o principal índice acionário da Bolsa nesta segunda-feira (8)

08 abril 2024 - 17h20Por Redação SpaceMoney
B3B3 - Crédito: Paulo Whitaker, para a agência Reuters

Nesta segunda-feira (8), o mercado financeiro local opera com expectativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, a ser divulgado na próxima quarta-feira (10), além dos volumes de vendas do varejo na quinta-feira (11) e o de serviços em fevereiro na sexta-feira (12).

No calendário econômico desta segunda-feira (8), no Brasil, estão:

  • -         8:00 - o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), lança o IPC-S da semana;
  • -       10:00 - a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresenta os indicadores industriais de fevereiro;
  • -       15:00 - a Secretária de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), informa a balança comercial da semana.

 

O Ibovespa (IBOV), principal índice acionário da B3, a Bolsa brasileira, encerrou a esta segunda-feira (8) em alta de 1,63%, aos 128.857,16 pontos.

 

ATUALIZAÇÕES:

  • - 10:11: Ibovespa: +0,34%, aos 127.222,35 pontos.

 

Confira outros fatores que movimentam o IBOV nesta segunda-feira (8):

 

Petrobras (PETR3)(PETR4) 

i. No jornal Folha de S.Paulo, Jean Paul Prates (PT-RN), presidente da Petrobras (PETR3)(PETR4) teria dito a interlocutores que não estaria disposto a entregar o cargo e a cúpula da estatal vê uma crise fabricada por uma ala do PT para minar a confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no executivo.

No jornal O Globo, Lula teria negado a fontes já ter convidado Aloizio Mercadante (PT-SP), presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para assumir a vaga na empresa.

Oficialmente, a Petrobras soltou comunicado na noite de sexta-feira (5) para dizer que não possui conhecimento de qualquer decisão de substituição de Prates, em resposta a pedido de esclarecimento da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre as reportagens recentes.

Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, havia informado que Mercadante poderia assumir a presidência do conselho de administração e não o comando da Petrobras, como forma de liberar Prates para as questões exclusivamente operacionais.

 

ii. Na sexta-feira (5), Prates faltou à reunião extraordinária do conselho de administração para discutir a distribuição de dividendos extraordinários.

O mercado financeiro aguarda a liberação desse pagamento, que reforçaria o caixa da União em R$ 12,60 bilhões, se a distribuição dos dividendos for integral, e abriria espaço para um crédito suplementar de até R$ 15,70 bilhões neste ano, como apurou o jornal O Estado de S.Paulo.

No Ministério da Fazenda, interlocutores torcem por um desfecho rápido, que permitiria o acerto das contas no Relatório de Receitas e Despesas do mês de maio.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

Meta fiscal

De acordo com o jornal Valor Econômico, o governo federal pretende decidir no início desta semana o alvo fiscal para o ano que vem no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025, que deve ser enviado ao Congresso Nacional até o dia 15 de abril.

Atualmente, a meta para o saldo das contas primárias em 2025 foi definido em 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB).

Para 2024, o déficit zero continua mantido, embora esteja condicionado à continuidade da melhora da arrecadação federal e à aprovação das medidas arrecadatórias pelo Congresso Nacional.

“O excelente desempenho da receita reduziu a probabilidade de uma grande revisão da meta de resultado primário”, avalia o Bradesco (BBDC3)(BBDC4), que reduziu na sexta-feira (5) a projeção de déficit primário a 0,6% do PIB deste ano.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

No exterior...

EUA

Confira a agenda econômica dos Estados Unidos nesta semana:

  • -   Quarta-feira (10) - CPI (índice de preços ao consumidor) de março;
  • -   Quinta-feira (11) - PPI (índice de preços ao produtor) de março.

 

Europa 

Alemanha

A produção industrial da Alemanha surpreendeu mais cedo com um avanço mensal de 2,10% em fevereiro, bem maior do que o previsto.

Para a Capital Economics, porém, a indústria alemã deve enfrentar dificuldades ao longo de 2024 em meio à fraca demanda e menor competitividade.

As informações são do site Bom Dia Mercado.