quinta, 02 de maio de 2024
Ações

Mater Dei (MATD3): Fitch sinaliza o que falta para ratings maiores

Agência elevou para 'AA+(bra)', de 'AA(bra)', o rating nacional de longo prazo, com perspectiva estável

20 setembro 2023 - 14h16Por Lucas de Andrade
Hospital Mater DeiHospital Mater Dei - Crédito: Reprodução

A agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou para ‘AA+(bra)’, de ‘AA(bra)’, o rating nacional de longo prazo do Hospital Mater Dei (MATD3), com perspectiva estável.

De acordo com os analistas, a medida reflete o fortalecimento de sua escala de negócios e de sua geração operacional de caixa após a integração bem-sucedida dos ativos adquiridos em 2022, aliado à expectativa de contínuo crescimento das operações, com adição de 500 a 600 novos leitos nos próximos dois anos.

A ação de rating também incorpora o fato de que a empresa conseguiu preservar sua rentabilidade em patamares acima da média da indústria hospitalar, mesmo quando testada em um ambiente operacional de fortes pressões de custos, que impactaram diversas empresas do setor.

O rating do Mater Dei se apoia na resiliência de seu fluxo de caixa operacional e nos sólidos fundamentos de demanda da indústria hospitalar a longo prazo.

A Fitch afirma que a empresa apresenta perfil financeiro conservador, com forte liquidez e alavancagem líquida inferior a 2,5 vezes, em bases recorrentes.

A classificação, contudo, foi limitada pela mediana escala e pela moderada diversificação geográfica do Mater Dei, e avanços nos ratings estariam vinculados a ganhos significativos destes fatores.

A perspectiva estável, por sua vez, reflete os fundamentos positivos de longo prazo do setor, a geração de fluxos de caixa livre positivos (FCFs) a partir de 2023 e a manutenção de fortes métricas de crédito no horizonte do rating.