sexta, 17 de maio de 2024
SpaceNews

Inflação: O que esperar do IPCA de agosto, segundo a Levante

Agentes e analistas do mercado financeiro preveem uma inflação acima da meta, o que justifica esperar a continuidade dos juros elevados, declarou o estrategista-chefe Rafael Bevilacqua

12 setembro 2023 - 06h26Por Lucas de Andrade
Risco fiscal influencia na queda da bolsa Risco fiscal influencia na queda da bolsa - Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Nesta terça-feira (12), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai divulgar o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) relativo ao mês de agosto. O mercado financeiro aguarda uma variação de 0,30 por cento, acima dos 0,19 p.p. de julho.

“Se confirmado, esse resultado mandaria a inflação acumulada em doze meses para 4,69 por cento, ante os 3,99 por cento da taxa anualizada até julho”, observa Rafael Bevilacqua, estrategista-chefe de Levante Investimentos.

“Isso levaria o IPCA para perto do teto da meta, de 4,75 por cento”, completou.

Na véspera, o Banco Central (BC) divulgou a edição mais recente do Relatório Focus, com uma segunda alta consecutiva semanal da inflação esperada para o ano.

A projeção mais recente subiu para 4,93 por cento, um ponto-base (centésimo de ponto percentual) acima dos 4,92 por cento previstos na edição anterior. Quatro semanas atrás, o prognóstico era de 4,84 por cento.

“Ou seja, há pelo menos um mês essa entidade conhecida como mercado prevê uma inflação acima do teto da meta, o que justifica esperar a continuidade dos juros elevados. Para constar: há cinco semanas que a projeção da Selic para dezembro permanece em 11,75 por cento ao ano. Ou seja, os próximos dias serão de muita observação dos dados e de muita revisão de expectativas”, afirmou.