segunda, 29 de abril de 2024
Negócios

MIMO domina o mercado de Live Commerce na América Latina

"Em nosso segundo ano vimos as taxas de conversão subirem para 10% em média, e ainda mais altas para 20% entre clientes recorrentes"

10 abril 2024 - 11h20Por Redação SpaceMoney
MIMO Live Sales: Transformando o e-commerce com interação ao vivo e experiências envolventesMIMO Live Sales: Transformando o e-commerce com interação ao vivo e experiências envolventes - Crédito: Gueratto Press

Meu tempo na MTV, imerso no mundo acelerado dos programas diários ao vivo, me ensinou a essência do conteúdo envolvente e as complexidades da produção ao vivo. O cinema aprimorou minha habilidade de contar histórias, me permitindo mergulhar em narrativas que ressoam em um nível pessoal com o público. A publicidade, por meio do meu trabalho como Diretora de Projetos Especiais, fazendo projetos de tecnologia e inovação para marcas como Itaú, Vivo, Natura e Heinz, me trouxe a bagagem de comportamento do consumidor e de inteligência de dados.

Cada uma dessas funções me ajudou a construir um conjunto de habilidades e que hoje aplico na MIMO. Minha abordagem para desenvolver nossa plataforma e nossas operações diárias é uma mistura desses aprendizados: criar o evento ao vivo dinâmico e engajante, melhorar a experiência de vendas com insights baseados em dados e entregar um produto de tecnologia que se destaca por sua experiência simples e intuitiva.

Mas o mais importante, que une todos esses elementos é o foco nas necessidades do cliente. Isso se tornou a nossa filosofia na MIMO. Ao contrário dos modelos tradicionais, onde os roadmaps de produtos são ditados por suposições internas, na MIMO, quem realmente manda é o cliente. O nosso roadmap é construído e constantemente atualizado em conjunto com os nossos clientes.

 

Qual é a história por trás do início do MIMO Live Sales? Que lacuna você viu no mercado de comércio eletrônico que o motivou a iniciar este negócio?

O início do MIMO Live Sales foi realmente um reconhecimento de um "gap" no mercado de e-commerce. As experiências tradicionais de compras online são isoladas e solitárias. Os consumidores navegam pelas fotos, descrições dos produtos e, se têm sorte, encontram respostas para suas perguntas em uma seção de FAQ. Esta falta de interação e assistência imediata é uma das razões pelas quais o e-commerce tem baixa taxa de conversão, em torno de 2% globalmente. Muitas perguntas sem resposta e uma necessidade de uma experiência de compra mais envolvente e interativa.

Durante o meu tempo como Diretora de Projetos Especiais na Agência África, estive sempre à procura de tendências que pudessem revolucionar a forma como pensamos e interagimos com as marcas. Foi durante este período que encontrei o fenómeno do Live Commerce, particularmente o seu crescimento explosivo na China. O conceito imediatamente me pareceu revolucionário – não apenas mais uma tendência, uma mudança no mercado do e-commerce. A capacidade de interagir com um vendedor em tempo real durante uma transmissão ao vivo, na mesma tela onde você pode fazer compras, com um nível de personalização e imediatismo e dados nunca visto antes.

Em 2020, bem no início da pandemia, vi que não tinha nada parecido na América Latina. Aproveitando a oportunidade, pedi demissão da agência Africa DDB para construir a MIMO. Junto com a minha co-fundadora, Etienne Du Jardin, lançamos a primeira solução Live Commerce na América Latina em 6 de junho de 2020. Esta ideia conquistou rapidamente o apoio de pessoas influentes em minha rede, incluindo meus ex-chefes Nizan Guanaes e Sergio Gordilho e os apresentadores Luciano Huck e Sabrina Sato, que investiram na MIMO.

Em nosso segundo ano vimos as taxas de conversão subirem para 10% em média, e ainda mais altas para 20% entre clientes recorrentes. Este aumento é uma prova do poder de combinar a interação ao vivo com a conveniência das compras online. A MIMO está provando que o futuro do e-commerce não consiste apenas em navegar e clicar, mas em envolver e interagir.

 

Quais foram alguns dos desafios mais significativos que você enfrentou ao lançar a MIMO Live Sales e como você os superou?"

O lançamento do MIMO Live Sales trouxe o desafio de introduzir e estabelecer uma nova forma de comprar no digital. Estávamos desbravando um território desconhecido. Para os consumidores, isso significa oferecer a sensação de estar em uma loja física, mas sem sair de casa. Para as marcas, representa uma oportunidade de interagir com os clientes em grande escala, independentemente de atingirem 100 ou 100.000 pessoas em uma live. No entanto, ser pioneiro neste modelo significou que primeiro tivemos de enfrentar e superar o obstáculo da educação para o mercado. Em 2020, as marcas não sabiam o que era, agora conhecem, sabem que precisam incluir isso em suas estratégias de e-commerce e marketing.

O desafio atual passou da sensibilização para a orientação sobre a execução. As marcas entendem o “o que é”, mas ainda querem entender o “como”. Na MIMO, assumimos esse desafio, e incorporamos em nosso serviço a educação e as melhores práticas necessárias para que as marcas tenham sucesso. Oferecemos um guia personalizado e práticas recomendadas que variam de acordo com o setor. Por exemplo, a execução de um evento de beleza será muito diferente da execução de um evento de moda.

Um dos insights mais valiosos que descobrimos — e adoro compartilhar — é que as experiências mais bem-sucedidas são as menos custosas de produzir. Um evento de beleza filmado em um celular dentro da loja, com foco em conteúdo genuíno e autêntico, tem mais repercussão e vende significativamente mais produtos. A autenticidade é fundamental para envolver os consumidores.

 

Qual é a diferença entre fazer a live em social media e o live commerce da mimo?

As Lives em plataformas de mídia social oferecem imediatismo e alcance. A solução de Live Commerce da MIMO oferece mais vendas, dados e retenção.Temos uma abordagem que beneficia significativamente as marcas em objetivos (kpis) como: conversão, engajamento, retenção e recorrência de compra. Para esses objetivos, é preferencial ter a live no próprio e-commerce da marca, filtrando a audiência das redes sociais e levando menos pessoas porém, mais qualificadas, com mais força de compra. Assim, transformamos seguidores em consumidores.

As plataformas de mídia social, em sua essência, são projetadas para disseminação e engajamento de conteúdo. São negócios diferentes, rede social é mídia. A Mimo é um SaaS que potencializa o e-commerce. Ao fornecer às marcas insights abrangentes sobre as interações e comportamentos dos consumidores durante eventos de Live Commerce, permitimos uma compreensão das necessidades dos consumidores, em tempo real.

As marcas monitoram as interações ao vivo, entendendo onde os clientes estão clicando, quais produtos estão atraindo interesse e como o apresentador ao vivo pode ajustar a apresentação para destacar produtos e responder perguntas com base no feedback do público em tempo real. Além disso, os insights obtidos nas nossas lives informam estratégias futuras, não apenas para eventos ao vivo, mas para a comunicação e desenvolvimento geral do produto.

Outra diferença é a da experiência. Enquanto em uma live em social media, o cliente tem que sair da live, encontrar o site, e em seguida navegar por múltiplas páginas para encontrar o produto em questão, dentro do seu próprio site ou app da marca o consumidor ao clicar no produto (que está na mesma tela da live), já vai colocando no carrinho. Uma experiência de compras fluida e sem fricção.

 

Que conselho você daria aos aspirantes a empreendedores, especialmente às mulheres que buscam deixar sua marca no setor de tecnologia? E do que você mais se orgulha?

Embarcar na jornada do empreendedorismo, especialmente no setor de tecnologia, tem sido uma experiência incrível. Com certeza aprendi muito mais nesses últimos quatro anos, do que o que aprendi ao longo da minha carreira anterior. Aos aspirantes empreendedores, especialmente às mulheres nesta indústria dinâmica, ofereço as seguintes ideias:

Em primeiro lugar, compreender o “porquê” do seu negócio é crucial. Antes de mergulhar no “o quê”, pergunte-se por que está construindo esta empresa. Isso irá guiá-lo nos momentos mais difíceis e ajuda a esclarecer a sua visão para potenciais investidores, seu time e clientes. Falando em investidores, é fundamental reconhecer que, nas fases iniciais, você não terá todas as respostas – e está tudo bem. O importante é comunicar sua visão, sua estratégia para concretizar essa visão, incluindo os assets, os talentos e o plano que você pretende realizar para chegar lá.

O empreendedorismo é uma jornada marcada por mudanças constantes. Os mercados evoluem e seu produto passa por inúmeras transformações. No entanto, as principais necessidades dos seus clientes permanecem as mesmas. Em meio a tudo isso, mantenha sua visão clara e esteja atento aos seus objetivos. A adaptabilidade é fundamental, mas também o importante é ter uma compreensão clara do que significa o sucesso do seu negócio. Esteja preparado para testar, mas também estabeleça prazos para avaliar esses testes. Esse equilíbrio ajudará a garantir foco nos seus objetivos.

Abrace a montanha-russa do empreendedorismo. Haverá dias desafiadores, mas os momentos gratificantes reforçarão que você está no caminho certo. Quando você ver provas tangíveis de que seu produto ou serviço realmente melhora a vida de seus clientes e agrega valor, seja resiliente.

As lições que aprendi aplicam-se a todos, independentemente do género. No entanto, para as mulheres do setor tecnológico, eu recomendo uma resiliência extra. Pois infelizmente, nós precisamos!

Meu maior orgulho vem de ver o impacto tangível que nosso trabalho tem na vida de nossos clientes, provando que o que construímos não é apenas um negócio, mas uma contribuição significativa para o mercado e sua evolução.

 

O que vem por aí para MIMO Live Sales? Há algum recurso novo, expansão ou parceria?

A MIMO está em uma fase emocionante de crescimento, com foco na evolução do cenário de e-commerce por meio de soluções SaaS. Nossa missão vai além de facilitar vendas ao vivo, pretendemos revolucionar a forma como os e-commerces interagem com o seu público, humanizando as suas vendas digitais e aprofundando as relações com os consumidores.

Além da nossa tecnologia whitelabel de Live Commerce,, lançamos soluções de Video Commerce.  Estes não são apenas vídeos quaisquer, são cuidadosamente elaborados para oferecer uma experiência de compra mais humanizada nas páginas dos produtos. Imagine navegar em sua loja online favorita e encontrar um vídeo review do produto feito por influenciadores, especialistas ou clientes reais. Essa solução auxilia significativamente os consumidores em seu processo de tomada de decisão. As pessoas são movidas pelas avaliações, este vídeo influencia diretamente nas decisões de compra.

Além disso, nosso recurso de vídeo comprável abre novos caminhos para colaborações e parcerias de marcas. Por exemplo, gigantes do varejo como Grupo Cencosud e Carrefour podem aproveitar esses vídeos como formato de Retail Media. Utilizando a solução para oferecer espaço publicitário dentro da home do seu e-commerce. Proporcionando a marcas como Kimberly Clark, Samsung e Nestlé uma oportunidade única de apresentar os seus produtos nas páginas iniciais destas plataformas com uma audiência qualificada.