segunda, 29 de abril de 2024
Economia

Payroll: aposta por possível corte de juros nos EUA no primeiro trimestre perde força, diz analista

De acordo com Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad, os números de novembro mostram que o mercado de trabalho continua apertado

08 dezembro 2023 - 11h50Por Lucas de Andrade

Os EUA criaram 199.000 novas vagas no mês de novembro, apontou o relatório Payroll, elaborado pelo Departamento de Trabalho local. A taxa de desemprego caiu a 3,70%, contra 3,90% em outubro e 3,80% em setembro.

A geração de empregos ocorreu principalmente em serviços de saúde e no setor público, observou Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad. O emprego também cresceu na indústria, como um reflexo do final de greves, apontou o analista. Nas atividades de varejo, houve redução de vagas.

De acordo com Igliori, os números mostram que o mercado de trabalho continua apertado e devem provocar dúvidas sobre os ajustes na política monetária norte-americana poucos dias antes da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) deste ano.

“A aceleração nas contratações e a queda no desemprego aumentam certamente a emoção nestes dias que antecedem a última reunião do FOMC em 2023 e a possibilidade de mais um aumento volta ao radar. Mas acredito que as chances de manutenção da taxa de juros ainda permanecem altas. A meu ver, as principais dúvidas recairão sobre o início, ritmo e nível terminal da taxa do eventual ciclo de queda em 2024”, comentou.

“As apostas de que as taxas cairiam já no primeiro trimestre perdem força neste momento e o high for long continua vivo”, completou.