quarta, 24 de abril de 2024
Finanças comportamentaisCOLUNA

Finanças comportamentais

Rodrigo Wiethorn

Especialista em comportamento do consumidor e marketing digital.

Networking é a chave para melhorar os investimentos?

Ter uma rede de contatos é uma ótima forma de encontrar os melhores e mais seguros investimentos e fazer suas ações renderem

18 maio 2022 - 14h24
Networking é a chave para melhorar os investimentos?

Independente de qual nicho você atue, ou do seu cargo, é certo que conhece os benefícios de se ter uma boa rede de contatos, o chamado Networking.

Mas apenas para ficarmos na mesma página, criar uma rede de contatos é importante para conseguir indicações, estar ciente das novidades do mercado, facilitar acordos e parcerias, entre muitas outras vantagens.

Para os negócios em geral é mais do que ciente a necessidade de criar esse networking. Mas e para os investimentos? Será que isso também se aplica?

A resposta é sim!

Ter uma rede de contatos é uma ótima forma de encontrar os melhores e mais seguros investimentos e fazer suas ações renderem. Por isso veja as dicas que separamos sobre o assunto para você!

O que é Networking?

Networking nada mais é do que o uso de redes de contatos para adquirir e compartilhar informações.

Apenas por essa breve definição já podemos ter uma ideia de como ela contribui para nossos investimentos, mas vamos nos aprofundar nisso logo mais. Por hora, precisamos entender de forma mais completa o que isso tudo significa.

Em um mundo tão conectado, onde as coisas acontecem com tamanha velocidade que é difícil acompanhar, ter fontes confiáveis de informações é importante para conseguir manter seus investimentos nos lugares certos.

Não é a primeira vez que falamos sobre os benefícios que uma boa bagagem de informações pode te trazer no momento de investir.

Entretanto, quando pensamos em encontrar informações costumamos associar essa ação a acompanhar jornais, revistas ou outras fontes que nos forneçam dados brutos. Contudo, as pessoas também são fontes incríveis de informações.

O networking, então, funciona para os investimentos como uma fonte secundária pela qual podemos chegar mais cedo aos dados que importam.

Como essa rede de contatos se forma? Isso é assunto para o próximo tópico!

Como fazer Networking para investimentos?

Para os investimentos, o networking funcionará como uma via de mão dupla de informações.

Assim como buscamos ampliar nossa rede, é com essa mentalidade que vamos fazer os novos contatos. Dessa maneira, separamos 3 dicas de ouro para encontrar e ampliar seu networking.

1. Participe de fóruns

O primeiro passo para criar um networking é encontrar seus contatos. Para isso, uma boa dica é buscar por fóruns em redes sociais que tragam o seu nicho de investimento como pauta, assim terá contatos muito mais direcionados.

Lembre-se que o propósito deste networking é encontrar pessoas com as quais possa trocar informações para ter melhores perspectivas de mercado, por isso se mantenha atento a onde procura seus contatos para não desperdiçar esforços fazendo networkings que não serão rentáveis.

2. Mantenha a conversa

Uma vez que o primeiro contato foi feito é preciso manter essa conversa ativa para que a troca de informações possa acontecer.

Pense no networking como uma rede de contatos permanente, assim não se contente com apenas uma conversa.

3. Forneça informações

Como dissemos, essa é uma estratégia mútua, por isso de nada adianta querer formar uma rede de contatos se você não oferece informações pertinentes.

E aqui não estamos falando apenas em compartilhar dados, resultados ou previsões de mercado, mas indicar estudos, artigos e matérias que possam ajudar seus contatos também é uma excelente maneira de enriquecer esse networking.

Conclusão

Criar um bom Networking é uma das melhores maneiras de encontrar dados e tomar melhores decisões de investimentos.

Participe dessa comunidade que se ajuda mutuamente e crie o mais rápido possível sua rede de contatos!

 A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.