sexta, 19 de abril de 2024
Negócios com PropósitoCOLUNA

Negócios com Propósito

Daniela Zuccolotto

Comunicadora social e publicitária, com extensão em Marketing e Pesquisa pela Universidade de Berkeley, Califórnia, e pós-graduação em Ciências Humanas pela PUC RS. Consultora de Branding & Business e de Gestão do Conhecimento. Founder e CEO da Middle-us – consultoria em Gestão da Longevidade e Diversidade Geracional para empresas.

Tech skills e soft skills

Como essa combinação potente pode te projetar para o futuro

23 janeiro 2024 - 11h46
Tech skills e soft skills

Quais as habilidades importantes para o futuro do trabalho? Segundo estudo da Accenture, elas estão em falta. Mais de 90% dos CEOs globalmente relatam escassez de talentos e falta de habilidades relevantes para o futuro do trabalho como um dos maiores desafios que afetam seus negócios.

A maior parte desse gap se concentra em vagas relacionadas à área de tecnologia. Precisamos formar profissionais digitais, pessoas que possam ser responsáveis por desenvolver tecnologias e inovação e garantir a transformação digital no país.

Segundo o hub de inovação BrasilLab, um profissional digital pode ser definido como aquele que, dentro do seu conjunto de habilidades e conhecimentos, consegue trabalhar com um ou mais aspectos da digitalização, sejam profissionais C-levels na tomada de decisões estratégicas, seja na gestão de times e projetos, na análise de dados ou no domínio das ferramentas para a execução das tarefas.

Têm sido crescentes as menções sobre a importância de se desenvolver as “tech skills”, ou seja, as habilidades e conhecimentos necessários para realizar tarefas específicas no campo da tecnologia. A corrida por cursos e por conhecimentos sobre Inteligência Artificial, por exemplo, foram destaque em 2023. Não à toa, ela (IA) liderou as buscas no google e foi a palavra do ano eleita pelo dicionário inglês Collins.

Mas para além do conhecimento técnico, o que melhor define um profissional digital é sua mentalidade ágil, resiliente e a capacidade de aprender de maneira constante e ao longo de toda a vida. É sobre entender a cultura e o modo diferente de trabalhar que veio com a transformação digital.

E neste ponto a conversa fica ainda mais interessante. Porque para resolver os problemas dos negócios, precisamos cada vez mais formar esse novo mindset, possível apenas com a combinação das tech skills com as soft skills, essencialmente complementares na formação de um profissional mais completo e eficaz.

 

Vejamos cinco exemplos de como essas duas categorias de habilidades podem se completar:

1. Comunicação

  • - Tech Skills: Habilidades técnicas podem envolver a capacidade de expressar ideias complexas de forma clara e concisa. Por exemplo, explicar a lógica por trás de um código ou traduzir dados em conhecimento.
  • - Soft Skills: Boas habilidades de comunicação interpessoal ajudam na colaboração efetiva com colegas, clientes e gerentes. Isso é crucial para entender requisitos, explicar decisões técnicas e resolver problemas em equipe.

 

2. Trabalho em equipe

  • - Tech Skills: Trabalhar em projetos de desenvolvimento de software muitas vezes requer colaboração. Compartilhar códigos, revisar conjuntamente e integrar contribuições são exemplos de habilidades técnicas associadas ao trabalho em equipe.
  • - Soft Skills: Habilidades de trabalho em equipe, como empatia, capacidade de ouvir e cooperação, são essenciais para construir relacionamentos sólidos com colegas de equipe e resolver desafios juntos.

 

3. Resolução de problemas

  • - Tech Skills: Encontrar soluções técnicas para desafios específicos é uma parte fundamental das habilidades técnicas. Isso pode envolver desenvolvimento de aplicativos, otimização de algoritmos etc.
  • - Soft Skills: A abordagem proativa para resolver problemas, a criatividade e a resiliência são soft skills que complementam as tech skills na resolução de desafios mais amplos e não apenas técnicos.

 

4. Gestão de projetos

  • - Tech Skills: Habilidades técnicas podem incluir o entendimento dos processos de desenvolvimento de software, frameworks de gerenciamento de projetos e ferramentas específicas.
  • - Soft Skills: Habilidades de gestão de projetos, como organização, liderança e capacidade de priorizar, são essenciais para garantir que os projetos sejam concluídos no prazo e dentro do orçamento.

 

5. Adaptabilidade

  • - Tech Skills: A tecnologia está em constante evolução e os profissionais precisam estar dispostos a aprender novas habilidades técnicas para acompanhar as mudanças.
  • - Soft Skills: A adaptabilidade é uma soft skill valiosa que permite aos profissionais se ajustarem a novas situações, aprender rapidamente e abraçar a mudança de maneira positiva.

 

Ao procurar equilibrar e aprimorar tanto as tech skills quanto as soft skills, os profissionais tornam-se mais versáteis, eficientes e bem-preparados para enfrentar os desafios dinâmicos do ambiente de trabalho. Essa combinação potente será sempre relevante, tanto no presente quanto no futuro.

 

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.