quarta, 22 de maio de 2024
Ressignificando a LongevidadeCOLUNA

Ressignificando a Longevidade

Ida Nuñez

Editora-chefe do VRT Channel e apresentadora do programa Universo 50 (e muito) +, considerada pelo segundo ano consecutivo a jornalista mais influente no segmento sênior.

O que o futuro nos reserva?

O futuro promete ser marcado por avanços significativos em termos de saúde, tecnologia e inclusão social, abrindo espaço para uma vida plena e realizada em todas as fases da existência

15 abril 2024 - 11h18
O que o futuro nos reserva?

Com o aumento significativo da expectativa de vida, os longevos de hoje em dia podem esperar um futuro repleto de oportunidades e desafios. Em primeiro lugar, a expansão nos cuidados de saúde e avanços na medicina prometem oferecer uma qualidade de vida melhor e mais prolongada. Isso significa que os longevos poderão desfrutar de uma vida ativa e produtiva por mais tempo, participando ativamente da sociedade e contribuindo com sua sabedoria e experiência.

Além disso, a evolução tecnológica tende a proporcionar novas formas de entretenimento, comunicação e interação social para o publico senior, possibilitando conexões mais profundas com familiares e amigos, mesmo à distância. A acessibilidade digital e a adaptação de dispositivos tecnológicos às suas necessidades, prometem facilitar o cotidiano e proporcionar mais autonomia.

Entretanto, é importante considerar que o aumento da longevidade também traz consigo desafios socioeconômicos, como a necessidade de planejamento financeiro para sustentar um período mais longo de aposentadoria. Nesse sentido, políticas públicas e mudanças no mercado de trabalho podem ser necessárias para garantir a segurança financeira dos longevos no futuro.

Por fim, à medida que a sociedade se adapta a esse novo panorama demográfico, espera-se uma valorização cada vez maior do conhecimento e da experiência dos seniores. A participação ativa em projetos intergeracionais e programas de mentoria pode se tornar mais comum, proporcionando um ambiente enriquecedor  para todas as gerações elvolvidas.

Assim, o futuro promete ser marcado por avanços significativos em termos de saúde, tecnologia e inclusão social, abrindo espaço para uma vida plena e realizada em todas as fases da existência.

Nas próximas colunas, abordarei cada item individualmente. Aguardem!

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.