sexta, 19 de abril de 2024
Ressignificando a LongevidadeCOLUNA

Ressignificando a Longevidade

Ida Nuñez

Editora-chefe do VRT Channel e apresentadora do programa Universo 50 (e muito) +, considerada pelo segundo ano consecutivo a jornalista mais influente no segmento sênior.

Minimalismo, amigos e viver bem!

A vida pode e deve ser bem mais simples

23 novembro 2023 - 14h30
Minimalismo, amigos e viver bem!

Não é necessário muito para alcançar a felicidade, quase nada, na verdade. E é nesse "nada" que a vida passa por transformações significativas. A mudança ocorre quando, ao se distanciar do mundo moderno, você estabelece uma conexão com o essencial. Essencial, derivado de essência, remete àquilo que possibilitou toda a existência. Sentir essa conexão é experimentar a percepção mais próxima que já vivenciou em relação à Vida.

O desejo de realizar algo por si mesmo proporciona um bem-estar surpreendente, uma sensação de recompensa por estar presente nesta experiência. Fisicamente, seu corpo aprende sobre adaptação, suas emoções são tocadas por encontros especiais e sua mente organiza pensamentos que repousam em uma energia fluida e harmônica. Espiritualmente, percebe-se a inexistência de separação entre sua natureza e todo o entorno, onde a força dos elementos é compreendida como aprendizado.

Ao longo dos anos, essas experiências internas contribuem para sua compreensão pessoal. A percepção que você tem hoje é que essa jornada permitiu reconciliar-se consigo mesmo e iniciar uma amizade que não tem mais como ser perdida. Claramente, compreendeu o significado mais profundo do que é a amizade. Já parou para refletir sobre essa palavra? Fique em silêncio e repita a palavra amizade, amizade, amizade.

O que implica ser amigo? O que limita o número de amigos que temos? Será que a expressão "os verdadeiros amigos se contam nos dedos" reflete crenças que nunca paramos para questionar?

Ao longo dos anos, observou sua transformação na maneira de expressar amor pelos amigos, ampliando sua capacidade de conexão? O sentimento é claro. Cuidou da sua casa interna e desejou convidar seus amigos para compartilhá-la. Embora isso não seja possível com todas as pessoas nesta jornada conjunta, por que não celebra a vida todos os dias ao lado dos amigos?

Onde reside a desconfiança de que isso não é possível? A palavra-chave é confiança, e afirmo com segurança. Se não confia no outro, significa que não confia na vida e em si mesmo. Não distingo família e relações afetivas de amizades. Todos são seus amigos. A vida, para você, é uma oportunidade de aprender a amar, e isso só é possível por meio de relacionamentos.

Porque foram os amigos que ajudaram a compreender o perdão quando errou, muitas vezes sendo o algoz. Foram os amigos que ajudaram a amar quando não foi capaz de se entregar, foram eles que ensinaram sobre generosidade quando não pôde doar, e foram os amigos que instruíram sobre saudade quando foi viajar.

Sem eles, não poderia ser testado pela vida, e nunca saberia onde está se não fossem seus relacionamentos. Foram eles que trouxeram você até aqui. Suas reações a tudo e a todos são a síntese do que é. Por isso, agradeça profundamente, do fundo do seu coração, pois são eles que dão sentido a este profundo mistério que é viver.

 

A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.