sexta, 17 de maio de 2024
Empresas

Petrobras (PETR3)(PETR4) vai transformar refinaria Lubnor em unidade de baixo carbono

Estatal recomprou ativo em novembro deste ano, após ser vendido na gestão de Jair Bolsonaro (PL)

28 dezembro 2023 - 10h40Por Redação SpaceMoney

A Petrobras (PETR4) pretende fazer a Lubnor, pequena refinaria em Fortaleza que chegou a ser vendida no governo Bolsonaro (PL), mas teve o contrato rescindido pela atual gestão em novembro, em uma unidade de baixo carbono, segundo o presidente da companhia, Jean Paul Prates.

De acordo com ele, entre as principais iniciativas em estudo para a Lubnor estão o aumento da produção de Lubrificantes Naftênicos; a produção e venda de asfaltos de baixo carbono (CAP Pro); e a adequação para produção de diesel com conteúdo renovável (Diesel R5).

Com capacidade de produção de 8,2 mil barris por dia, a unidade é uma das líderes na produção de asfalto e a única produtora de lubrificantes naftênicos do País.

Os investimentos, segundo Prates, têm por objetivo o atendimento à região metropolitana de Fortaleza, para redução das emissões veiculares, utilização de biometano da rede de distribuição da Cegás, e energia elétrica renovável certificada para redução das emissões da refinaria e a produção de Bio Bunker (combustível renovável para navios).

"Vamos investir para tornar a Lubnor uma refinaria de baixo carbono. Os estudos têm duas grandes vertentes: ajustar o esquema de refino da unidade e integrá-la às iniciativas de descarbonização conduzidas em todo o parque de refino da Petrobras", disse Prates.

Na visita, o presidente da Petrobras teve a companhia do diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Sergio Caetano Leite, e de Processos Industriais e Produtos, William França.

As informações são do Estadão Conteúdos