sexta, 29 de março de 2024
Ibovespa em alta puxado por Vale

Puxado por Vale e pelo mercado externo, Ibovespa encerra em alta e dólar cai

02 dezembro 2019 - 19h25Por Redação SpaceMoney
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou o pregão desta segunda-feira (02) com alta de 0,64%, aos 108.927,83 pontos. A máxima do dia foi de 109.278,67 pontos. As altas se devem, principalmente, pelo otimismo dos mercados com a China. O Índice Gerentes de Compras da potência asiática atingiu o seu melhor valor em quase três anos. Tal notícia anima as bolsas em meio a um constante cenário de desaceleração global. Além disso, a Vale (VALE3) puxou a bolsa durante a sessão. O fechamento da mineradora foi uma valorização de 2,88%.

Dólar

Na direção oposta, o dólar comercial terminou o dia em baixa de 0,627%, cotado a R$ 4,2132. Veja os principais acontecimentos do dia:

Tarifa comercial ao aço brasileiro

O presidente americano, Donald Trump, anunciou na manhã desta segunda-feira (02) que restaurará na tarifa sobre o aço brasileiro e argentino. A medida vem com o intuito de, segundo ele, “proteger os fazendeiros americanos”. A taxação de produtos siderúrgicos foi o motivo do começo da guerra comercial e afetou a importação de mercadorias de outros países para os EUA.

Investidores se animam com performance da China

O Índice Gerentes de Compras (ou PMI, na sigla em inglês) da China subiu de 51,7 pontos em outubro para 51,8 em novembro. O valor registra o melhor ritmo de crescimento em quase três anos. Com isso, os mercados seguem em alta e a bolsa nacional segue subindo.

Arábia Saudita, OPEP e Rússia

A Arábia Saudita está com planos de pressionar a Rússia e a OPEP por cortes mais profundos na produção de petróleo, o que gerou uma alta na cotação da commodity. Segundo informações da Reuters, a medida serve para manter os preços mais estáveis até a conclusão da oferta pública inicial (IPO) da Saudi Aramco

Números da Black Friday

O varejo registrou um crescimento de 24% das vendas no e-commerce durante a Black Friday, com um faturamento estimado de R$ 3,2 bilhões, impulsionado pelo aumento de 25% nos pedidos.

Indicadores econômicos

Os três principais indicadores econômicos que estarão em destaque esta semana são:
  1. O Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, que será divulgado oficialmente na terça-feira (3) pelo IBGE, mas já existe a expectativa de crescimento, segundo o monitor da FGV;
  2. Os números da indústria de outubro, divulgados também pelo IBGE, na quarta-feira (4), impulsionado pelas festas de final de ano, liberação do saque do FGTS e recebimento do décimo terceiro salário, que deve crescer 1,18% no mês
  3. A divulgação do IPCA, que é uma prévia da inflação para o mês, de novembro, divulgado na sexta-feira (6). O índice deve permanecer elevado pela alta nos preços da gasolina, carne bovina e da tarifa de energia elétrica.