quinta, 18 de abril de 2024
SpaceNow

Ibovespa vira para leve alta de 0,2%, enquanto o dólar fica estável, a R$ 5,09

08 dezembro 2020 - 11h16Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em baixa durante o pregão desta terça-feira (8). As notícias sobre o início da vacinação contra a covid-19 no Reino Unido apagam parte do pessimismo dos investidores com a aceleração da inflação e preocupações fiscais no cenário interno.

Por volta das 11h15, as perdas eram de 0,20%, aos 113.819 pontos.

O dólar operava em baixa. A moeda norte-americana tinha desvalorização de 0,16%, cotada a R$ 5,091.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

Nikkei 225 (Jap): 0,30% ↓    

Shangai Composite (Chi): 0,19% ↓

Europa

DAX 30 (Ale): 0,20% ↓

FTSE 100 (Ing): 0,51% ↓

CAC 40 (Fra): 0,61% ↓

Nos EUA, os futuros operavam em campo negativo, apontando para perdas entre 0,21% e 0,41%.

Vacinas

O Reino Unido tornou-se hoje (8) o primeiro ocidental a vacinar sua população contra a covid-19. O país, que utiliza o medicamento desenvolvido pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech, prevê imunizar cerca de um terço de sua população na primeira fase, com prioridade para trabalhadores da área da saúde, cuidadores de idosos e pessoas com mais de 80 anos.

Brexit

Apesar do otimismo trazido pela vacina, o fim de um acordo comercial entre a União Europeia (UE) e a Grã-Bretanha, que deixou o bloco no início deste ano, preocupa os investidores. O tratado comercial atualmente em vigor termina em 31 de dezembro e os termos de um novo acordo geram divergências entre as partes, especialmente sobre os temas nas áreas da pesca, regras de competição e governança. Boris Johnson, o primeiro-ministro britânico, viaja até Bruxelas ainda esta semana para uma conversa pessoal com Ursula von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia, a respeito do tratado.

Nos EUA

Termina, na próxima sexta-feira (11), a vigência do orçamento atual do governo norte-americano e, consequentemente, o prazo para que os congressistas do país aprovem um novo pacote de estímulos à economia. Sem um acordo, o governo dos EUA poderá enfrentar um “shutdown”, ocasião na qual serviços não essenciais deixam de funcionar e funcionários que atuam em áreas prioritárias trabalham sem o recebimento de salário. Para evitar esse cenário, o líder dos democratas na câmara indicou que os parlamentares poderão votar uma prorrogação do orçamento até o dia 18 de dezembro.

Inflação

A inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrou a maior marca para um mês de novembro nos últimos cinco anos. O índice, divulgado na manhã de hoje (8) pelo IBGE, acelerou 0,89% e acumulou avanço de 3,13% no ano, ultrapassando pela primeira vez a meta de 4% do Banco Central (BC) para 2020 (com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos). O mercado aguarda o efeito desses números na próxima decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que se reúne entre hoje e amanhã (8) para definir os novos rumos da taxa básica de juros do Brasil, a Selic, atualmente na mínima histórica de 2% ao ano.

Em Brasília

O mercado reagiu duramente ontem (7) ao boato de que uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) poderia permitir que o governo driblasse o teto de gastos estabelecido em lei. Para conter a reação, o relator da PEC emergencial em questão, o Senador Marcio Bittar (MDB-AC), negou que o texto que preocupou os investidores fosse o relatório final e afirmou que “está fora de cogitação qualquer medida que flexibilize o teto de gastos”.

Veja como as ações operam hoje no Ibovespa