terça, 19 de março de 2024
SpaceNow

Ibovespa sobe mais de 1% na esteira de NY; dólar opera em estabilidade, a R$ 5,25

06 janeiro 2021 - 16h03Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em alta durante o pregão desta quarta-feira (6).

Por volta das 16h02, os ganhos eram de 1,14%, aos 120.741 pontos.

O dólar operava em estabilidade. A moeda norte-americana tinha desvalorização de 0,02%, cotada a R$ 5,257.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

Nikkei 225 (Jap): 0,38% ↓

Shangai Composite (Chi): 0,63% ↑

Europa (encerrados)

DAX 30 (Ale): 1,76% ↑

FTSE 100 (Ing): 3,47% ↑

CAC 40 (Fra): 1,19% ↑

Estados Unidos

Dow Jones: 1,92% ↑

S&P 500: 1,38% ↑

Nasdaq: 0,16% ↓

Na Europa

Mesmo com o início da vacinação contra a covid-19 em todo o bloco europeu, o número de contaminações e mortes segue em alta no continente. Para tentar conter o avanço, as autoridades britânicas implementaram ontem (5) um novo lockdown na Inglaterra. As restrições são as maiores desde março do ano passado e incluem o fechamento de escolas até fevereiro. Ainda na última terça-feira, a Alemanha ampliou a vigência de seu lockdown em curso até o dia 31 de janeiro.

Nos EUA

O resultado das eleições no estado da Geórgia, que aconteceram ontem (5), movimentam o mercado financeiro nesta quarta-feira (6). A disputa, que pode proporcionar ao partido democrata a liderança do Senado norte-americano, já foi definida para uma das cadeiras com a vitória do democrata Raphael Warnock. Jon Ossoff, o outro candidato do partido, está perto de garantir a outra vaga. Segundo analistas, o controle dos democratas nas duas casas do legislativo poderia garantir a implementação de taxações maiores a empresas e fortunas, além de gastos excessivos com programas de redistribuição de renda.

Petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) anunciou ontem (5) a manutenção de sua postura mais cautelosa no oferecimento da commodity. Ainda na esteira da decisão, a Arábia Saudita comprometeu-se a cortar sua produção de petróleo em um milhão de barris nos próximos três meses. A redução é um mecanismo para compensar o aumento nas produções de Rússia e Casaquistão.

Em Brasília

Uma fala polêmica do presidente Jair Bolsonaro chama a atenção do mercado financeiro. Segundo Bolsonaro, o Brasil “está quebrado” e esse seria o motivo pelo qual ele “não consegue fazer nada”. Para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o comentário é “grave e desalentador”. Já para o ministro da Economia, Paulo Guedes, a declaração não é uma crítica a seu trabalho: “Não há divergência entre nós. Obviamente o presidente se referiu à situação do setor público”.

Veja como as ações operam hoje no Ibovespa