quinta, 25 de abril de 2024
SpaceNow

Ibovespa sobe 0,8% e fecha aos 120 mil pontos após quase 2 meses; dólar cai 0,8% e vai a R$ 5,67

Veja os principais fatores que influenciaram os mercados nesta quarta-feira (14)

14 abril 2021 - 17h32Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou o pregão desta quarta-feira (14) em alta. A última vez que o índice fechou a sessão acima dos 120 mil pontos foi no dia 17 de fevereiro, quando registrou 120.355 pontos.   

Ao final da sessão de hoje, os ganhos foram de 0,84%, aos 120.294 pontos.

O dólar teve desvalorização de 0,82%, cotado a R$ 5,670.

Veja os fatores que influenciaram os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

Nikkei 225 (Jap): 0,44% ↓

Shanghai Composite (Chi): 0,60% ↑

Europa (encerrados)

DAX 30 (Ale): 0,17% ↓

FTSE 100 (Ing): 0,71% ↑

CAC 40 (Fra): 0,40% ↑

Estados Unidos (encerrados)

Dow Jones: 0,16% ↑

S&P 500: 0,41% ↓

Nasdaq: 1,31% ↓

Na Ásia

As ações de tecnologia chinesas dispararam após 12 empresas — entra elas Baidu, JD.com e Meituan — indicarem que aceitarão as leis antitruste implementadas no país. Como resultado, o setor tecnológico e as principais bolsas da China fecharam o dia em alta.

Na Europa

A produção industrial da Zona do Euro recuou 1% em fevereiro, na comparação com o mês anterior. A queda, divulgada pela Eurostat, agência oficial de estatísticas da União Europeia, reflete as medidas restritivas implementadas no período para tentar conter o avanço da Covid-19.

Nos EUA

O mercado norte-americano repercutiu hoje (14) a divulgação dos balanços de grandes bancos, como Wells Fargo, JP Morgan e Goldman Sachs.  O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou, em um evento virtual do Clube Econômico de Washington, nesta quarta-feira que os Estados Unidos estão entrando em um período de rápido crescimento e criação de empregos.

CPI da Covid

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), decidiu fundir dois pedidos de CPIs da Covid-19 para que as investigações alcancem as ações da gestão federal no combate à pandemia e também o repasse de recursos federais para a área da saúde. A determinação marca um meio termo entre a proposta inicial e o desejo dos governistas.

Lula

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) inicia hoje (14) o julgamento sobre a manutenção da decisão do ministro Edson Fachin que anulou as condenações do ex-presidente Lula na Operação Lava Jato. O veredito do caso também afetará a possível derrubada do julgamento que declarou o ex-juiz Sergio Moro parcial em uma das condenações de Lula.

Em Brasília

Segundo informações do Valor Econômico, “já morreu” a ideia de criar uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que retirasse despesas com a pandemia e obras do teto de gastos. A publicação diz ainda que é mais provável que Bolsonaro promova vetos parciais em emendas parlamentares para dar fim ao impasse do Orçamento 2021.

Veja como as ações operaram hoje no Ibovespa