quinta, 28 de março de 2024
SpaceNow

Ibovespa sobe 0,2% na contramão do exterior negativo; cotado a R$ 5,09, dólar avança

18 dezembro 2020 - 15h02Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em leve alta durante o pregão desta sexta-feira (18).

Por volta das 15h00, os ganhos eram de 0,22%, aos 118.658 pontos.

O dólar operava em alta. A moeda norte-americana tinha valorização de 0,36%, cotada a R$ 5,096.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

Nikkei 225 (Jap): 0,16% ↓

Shangai Composite (Chi): 0,29% ↓

Europa (encerrados)

DAX 30 (Ale): 0,27% ↓

FTSE 100 (Ing): 0,33% ↓

CAC 40 (Fra): 0,39% ↓

Estados Unidos

Dow Jones: 0,51% ↓

S&P 500: 0,50% ↓ 

Nasdaq: 0,32% ↓

Vacinas

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (17) que a vacinação contra a Covid-19 será obrigatória para a população brasileira. Os ministros da corte determinaram ainda que, para aqueles que se recusarem a receber a imunização, medidas restritivas poderão ser impostas. Entre elas estão a proibição de frequentar certos lugares ou realizar determinadas atividades previstas em lei.

Brexit

Termina no próximo domingo (20) o prazo para que a União Europeia e o Reino Unido, que deixou o bloco no início deste ano, firmem um novo acordo comercial. Líderes das duas partes, porém, não estão otimistas quanto às conversas: o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou ontem (17), que as negociações estavam em uma “situação” séria; já a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou que alcançar um novo acordo será “muito desafiador”.

Nos EUA

A Food and Drugs Administration, agência reguladora dos EUA, anunciou, na última quinta-feira (17), uma decisão favorável para o uso emergencial da vacina produzida pela farmacêutica Moderna. A decisão é o último passo necessário para que o fármaco seja autorizado e sua distribuição se inicie. No cenário político, os norte-americanos retomam a tensão com a China após a Reuters informar que os EUA barrarão dezenas de empresas chinesas.

Em Brasília

A disputa pela presidência da Câmara dos Deputados segue no radar dos investidores. Os partidos de esquerda decidiram, por meio de uma reunião entre presidentes nacionais e líderes das bancadas, não apoiar qualquer candidato que receba a chancela do presidente Jair Bolsonaro. Vale lembrar que Bolsonaro já declarou formalmente sua preferência por Arthur Lira (PP-AL). Com a decisão de PT, PSOL, PDT, PSB e PCdoB, o atual presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), poderá agora fazer seu sucessor após a definição de um nome para a disputa.

Veja como as ações operam hoje no Ibovespa