sexta, 29 de março de 2024
SpaceNow

Ibovespa ronda a estabilidade; dólar também fica estável, a R$ 5,09

16 dezembro 2020 - 11h15Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em leve baixa durante o pregão desta quarta-feira (16).

Por volta das 11h15, as perdas eram de 0,06%, aos 116.080 pontos.

O dólar operava em alta. A moeda norte-americana tinha valorização de 0,10%, cotada a R$ 5,093.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

Nikkei 225 (Jap): 0,26% ↑

Shangai Composite (Chi): 0,01% ↓

Europa

DAX 30 (Ale): 1,35% ↑

FTSE 100 (Ing): 0,53% ↑

CAC 40 (Fra): 0,07% ↑

Nos EUA, os futuros operavam em campo positivo, apontando para ganhos de até 0,17%.

Na Europa

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou, na última terça-feira (15), que os próximos dias serão críticos para as negociações de um novo acordo comercial entre o Reino Unido e o bloco econômico. Para o enfrentamento da segunda onda de covid-19, outros países do continente seguiram o exemplo da Alemanha, que inicia hoje (16) um novo período de lockdown total. Holanda e Itália implementarão restrições econômicas e sociais até o Natal e o Reino Unido, após críticas, estuda fazer o mesmo.

Nos EUA

A presidente da Câmara norte-americana, a democrata Nancy Pelosi, convidou o líder dos Republicanos no Senado, Mitch McConnel, e outros congressistas para discutir um novo pacote de estímulos à economia e o orçamento do governo. Antes do encontro, que ocorrerá amanhã (17), McConnel declarou que “progresso significativo” vem ocorrendo nas negociações. O mercado aguarda também os desdobramentos da última reunião do comitê de política monetária do Federal Reserve, o banco central dos EUA, que termina nesta quarta-feira (16), para a economia do país.

Em Brasília

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que servirá de base para o orçamento do Brasil em 2021, será analisada hoje (16) pelo Congresso. Os investidores voltam sua atenção para o texto em um momento no qual, segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o governo “desistiu” de propostas que são essenciais para a retomada econômica brasileira, como a PEC Emergencial. 

Veja como as ações operam hoje no Ibovespa