quinta, 28 de março de 2024
SpaceNow

Ibovespa opera com ganhos de 1,5%, enquanto dólar cai 2,5%, cotado a R$ 5,03

10 dezembro 2020 - 17h05Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em alta durante o pregão desta quinta-feira (10).

Por volta das 17h05, os ganhos eram de 1,51%, aos 114.708 pontos.

O dólar operava em forte baixa. A moeda norte-americana tinha desvalorização de 2,58%, cotada a R$ 5,037.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

Nikkei 225 (Jap): 0,23% ↓

Shangai Composite (Chi): 0,03% ↑

Europa (encerrados)

DAX 30 (Ale): 0,33% ↓

FTSE 100 (Ing): 0,54% ↑

CAC 40 (Fra): 0,05% ↑

Estados Unidos

Dow Jones: 0,32% ↓

S&P 500: 0,23% ↓

Nasdaq: 0,10% ↑

Vacinas

O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, voltou atrás em sua afirmação de que a Anvisa demoraria até 60 dias para aprovar uma vacina contra a Covid-19. Na última quarta-feira (10), em entrevista à CNN Brasil, Pazuello declarou que a imunização poderá começar ainda em dezembro ou janeiro caso a agência conceda autorizações emergenciais de uso e fabricantes adiantem a entrega de lotes encomendados.

Na Europa

Os investidores europeus aguardam uma nova decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) em sua última reunião do ano. Na sequência, por volta das 10h45, a presidente da instituição, Christine Lagarde, dará declarações em uma entrevista coletiva. O mercado espera que a decisão do BCE caminhe na direção de um aumento de 500 bilhões de euros para o Programa de Compra de Emergência Pandêmica, uma das principais iniciativas da instituição para o estímulo à economia europeia. 

Nos EUA

As ações de tecnologia sofrem os efeitos da abertura de uma investigação nacional contra o Facebook pela formação de monopólio nos Estados Unidos. O processo, que envolve a cooperação da maioria dos estados norte-americanos, tem como objetivo fazer com que a gigante venda duas de suas maiores aquisições, o Instagram e o WhatsApp, e, desta forma, deixe de controlar três das redes sociais mais utilizadas no mundo.

Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), divulgou, no final da tarde de ontem (9), a manutenção da taxa básica de juros do Brasil, a Selic, em 2% ao ano, sua mínima histórica. A decisão está de acordo com a expectativa dos especialista e a surpresa ficou por conta da sinalização do fim do forward guidance, uma espécie de previsibilidade oferecida ao mercado a respeito do patamar mais baixo dos juros.

Em Brasília

A movimentação dos parlamentares brasileiros na disputa pela presidência do Senado e da Câmara dos Deputados chama a atenção dos investidores. Com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, Arthur Lira (PP-AL) lançou sua candidatura na última quarta-feira (9). Além de Bolsonaro, o deputado conta com o apoio dos partidos Progressistas, PSD, PL, Solidariedade, Avante, Patriota, PROS e PSC. Do outro lado, o atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) tenta emplacar um sucessor ao formar um bloco com os partidos PSL, MDB, PSDB, Cidadania e PV.

Veja como as ações operam hoje no Ibovespa