terça, 16 de abril de 2024
SpaceNow

Ibovespa inicia pregão em queda de 0,3%, aos 128 mil pontos; dólar se valoriza em 0,2%, a R$ 5,03

Veja os principais fatores que influenciam os mercados nesta terça-feira (22)

22 junho 2021 - 10h25Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, iniciou o pregão em queda nesta terça-feira (22).

Por volta das 10h25, as perdas eram de 0,31%, aos 128.867 pontos.

O dólar tinha valorização de 0,16%, cotado a R$ 5,030.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)
Nikkei 225 (Jap): 3,12% ↑                                                                                                                  
Shanghai Composite (Chi): 0,80% ↑                                                                                                                                                                                                                                            
Europa 
DAX 30 (Ale): 0,03% ↑                                                                                                                                                                                    
FTSE 100 (Ing): 0,40% ↑                                                                                                         
CAC 40 (Fra): 0,07% ↑                                                                             

Nos EUA, os índices futuros operam positivos entre 0,02% e 0,09%.

CPI da Covid
Senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia ouvem o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS).

O parlamentar deve prestar esclarecimentos sobre participação em suposto “gabinete paralelo” de orientação ao presidente da República no combate à covid-19 e sobre a estratégia de “imunização coletiva ou imunização de rebanho".

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber acatou nesta segunda-feira (21) ação de 18 governadores e suspendeu a convocação de chefes de Executivos estaduais pela CPI.

Em sua decisão, a ministra deixou aberta a possibilidade de o "órgão parlamentar convidar essas mesmas autoridades estatais para comparecerem, voluntariamente, à reunião da comissão a ser agendada de comum acordo".

Eletrobras

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (21), por 258 votos a 136, o texto-base da medida provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras.

A proposta prevê, entre outras medidas, a emissão de novas ações da Eletrobras, a serem vendidas no mercado sem a participação da empresa, resultando na perda do controle acionário de voto mantido atualmente pela União. A matéria segue para sanção presidencial.

Contrários à medida, PSOL, PT, PSB e Novo entraram em obstrução para tentar adiar a votação da proposta. Segundo o líder da oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), partidos contrários à matéria entrarão com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a proposta.

Ata do Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgou a ata de sua última reunião realizada nos dias 15 e 16 de junho.

A autoridade monetária avaliou a possibilidade de acelerar a alta dos juros na semana passada, mas entendeu que seria mais adequado manter o ritmo de aperto de 0,75 ponto percentual, com a indicação de um aperto maior no encontro seguinte - a ser realizado nos dias 3 e 4 de agosto.

Tesouro Nacional

A arrecadação ao longo dos primeiros quatro meses de 2021 (janeiro a abril) subiu em 25 estados e no Distrito Federal, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Apenas o Espírito Santo não registrou crescimento de receita.

Os dados constam no Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) com foco nos estados e DF, divulgado nesta segunda-feira pelo Tesouro Nacional.

Votos

O corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Felipe Salomão, determinou nesta segunda-feira (21) prazo de 15 dias para que o presidente Jair Bolsonaro e outras autoridades que deram declarações sobre fraudes nas urnas eletrônicas apresentem evidências e informações que sustentem as afirmações.

Petrobras

A Petrobras (PETR4) desclassificou a norte-americana Excelerate Energy em licitação para arrendamento do Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Bahia (TR-BA) e instalações associadas, por não atendimento às regras do edital, segundo documento publicado no site da petroleira.

CSN

O Conselho de Administração da CSN (CSNA3) aprovou a abertura de programa de recompra de ações para aquisição, no período de 22 de junho de 2021 a 21 de dezembro de 2021, de até 24.154.500 ações ordinárias. A quantidade em circulação no mercado atualmente é de 654.381.197 ações.

Magazine Luiza

O Magazine Luiza (MGLU3) informou nesta segunda-feira (21) que concluiu a compra da plataforma de entrega de refeições por aplicativo Plus Delivery.

Segundo comunicado, o Plus Delivery atua em mais de 30 cidades, é líder em seu setor no Estado do Espírito Santo, e entregou cerca de 250 mil pedidos no mês passado.

Furnas 

O advogado Clovis Torres, sócio do escritório Souza, Mello e Torres, e ex-diretor da mineradora Vale, foi anunciado como o novo presidente de Furnas, subsidiária da Eletrobras.

EUA

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, vai ao Capitólio nesta terça-feira (22), às 15:00 no horário de Brasília, para fornecer aos legisladores americanos uma atualização sobre o apoio do banco central à economia durante a pandemia.

Ele deve apontar para uma melhora da economia, mencionando a probabilidade de novos ganhos de empregos nos próximos meses, mas são os recentes ganhos acentuados na inflação, que levaram à guinada mais agressiva dos membros do FOMC na semana passada, que deve provocar mais discussão.

Covid-19
O número de casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus subiu para 17.966.831. Em 24 horas, até às 22:30 de ontem (21), as autoridades de saúde confirmaram 38.903 novos diagnósticos positivos da doença. 

Já o total de mortes em função da covid-19 subiu para 502.586. Foram acrescidos às estatísticas 761 novos óbitos.

Segundo o Ministério da Saúde, até esta segunda-feira foram aplicadas, no total, 88.353.063 doses de vacina, sendo 64.034.871 na primeira dose e 24.318.192 na segunda dose. Nas últimas 24 horas foram aplicadas 1.392.493 doses de vacinas. O ministério informou que, até agora, distribuiu às unidades da Federação 109.475.286.

Com informações de Agência Brasil e Investing.com.

Veja como as ações operam hoje no Ibovespa