sexta, 19 de abril de 2024
SpaceNow

Ibovespa avança mais de 2%; dólar tem recuo de 1,5%, cotado a R$ 5,26

01 dezembro 2020 - 14h06Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em alta durante o pregão desta terça-feira (1). O desempenho foi impulsionado por notícias positivas sobre vacinas contra a covid-19 em desenvolvimento e a divulgação de fortes dados industriais da China em novembro.

Por volta das 14h05, os ganhos eram de 2,10%, aos 111.179 pontos.

O dólar operava em baixa. A moeda norte-americana tinha desvalorização de 1,59%, cotada a R$ 5,260.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

Nikkei 225 (Jap): 1,34% ↑

Shangai Composite (Chi): 1,77% ↑

Europa (encerrados)

DAX 30 (Ale): 0,69% ↑

FTSE 100 (Ing): 1,89% ↑

CAC 40 (Fra): 1,14% ↑

Estados Unidos

Dow Jones: 0,84% ↑

S&P 500: 1,22% ↑

Nasdaq: 1,51% ↑

Indicadores positivos

A economia chinesa animou os investidores nesta terça-feira (1) com a divulgação do Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) para novembro. O indicador industrial foi impulsionado pela demanda interna e externa e teve a maior alta da década: foram 54,9 pontos contra 53,6 no mês anterior. Outro índice positivo foi o PMI industrial da União Europeia que, apesar de ter registrado uma leve queda, de 54,8 em outubro para 53,8 nesse mês, continuou indicando expansão no setor.

Vacinas animam

Após a notícia de que a Moderna pediu ontem (30) à FDA, agência reguladora dos Estados Unidos, a liberação de seu medicamento, outras desenvolvedoras de vacinas contra a covid-19 voltam a animar os investidores. Pfizer e BioNTech anunciaram, nesta terça-feira (01), uma solicitação à União Europeia de aprovação do fármaco que desenvolveram para uso emergencial. Segundo informações da Agência Dow Jones, caso o pedido seja aceito, a comercialização da vacina pode começar ainda neste mês.

Nos EUA

Norte-americanos estão preocupados com o provável aumento no número de casos de covid-19 no país após o feriado de Ação de Graças. A data, comemorada em 26 de novembro, marca o deslocamento de grande parte dos norte-americanos em viagens pelo país para o reencontro com familiares. No cenário político, investidores conhecem a futura equipe econômica do presidente eleito Joe Biden. A ex-presidente do Fed Janet Yellen foi confirmado como a nova secretária do Tesouro. Além disso, Neera Tanden, antiga auxiliar sênior de Hillary Clinton, será diretora de orçamento, e Wally Adeyemo, presidente da Fundação Obama, será vice-secretário do Tesouro.

Em Brasília

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) voltou atrás na decisão de suspender cobranças extras até 31 de dezembro de 2020 e anunciou, ontem (30), a volta do sistema de bandeiras tarifárias na conta de luz. Com a medida, que passa a valer já nesta terça-feira (1), a fatura do mês será encarecida pela bandeira vermelha e pode pressionar ainda mais a inflação. Segundo o presidente Jair Bolsonaro, a decisão foi motivada pelo baixo nível nos reservatórios das usinas hidrelétricas. “Se nada fizermos poderemos ter apagões”, declarou o presidente em resposta a um comentário no Facebook.

 Veja como as ações operam hoje no Ibovespa