sexta, 29 de março de 2024
SpaceNow

B3 só volta a operar na quarta-feira (17), a partir das 13h; confira destaques da última semana

15 fevereiro 2021 - 10h30Por Redação SpaceMoney

Após dois dias de paralisação por causa do Carnaval, a B3, a bolsa de valores brasileira, volta a operar às 13h desta quarta-feira de cinzas.

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, fechou a última semana com perdas de 0,68%, aos 119.429 pontos. O dólar também encerrou em baixa: na semana, a moeda norte-americana perdeu 0,21%, aos R$ 5,373.

A retomada das negociações hoje pode ser afetada por fatores domésticos e internacionais. Veja, abaixo, quais são os principais. 

Varejo nos EUA

Na manhã de hoje o Departamento de Comércio dos EUA divulgou os resultados do varejo na maior economia do mundo, que mostraram recuperação acima das expectativas do mercado. As vendas no varejo saltaram 5,3% no primeiro mês do ano, em reflexo do aumento da ajuda governamental às famílias.

EUA x China

A disputa entre as duas maiores economias do mundo voltou à baila nesta quarta-feira, embora sob novo tom. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ao responder sobre o tratamento chinês a minorias muçulmanas em Xinjiang, disse que “haverá repercussões para a China” no campo dos direitos humanos.

Auxílio emergencial

Segundo a agência de notícias Reuters, o governo estaria elaborando, em conjunto com representantes do Congresso, o texto para viabilizar novo auxílio emergencial.

A expectativa em Brasília é que os estudos para viabilizar a ajuda de 250 reais por quatro meses devem ser finalizados ainda esta semana.

Conflito de poderes

Na noite desta terça-feira (16), o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) foi preso, no Rio de Janeiro, por ter divulgado um vídeo com ofensas a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), inclusive pedindo a destituição de alguns deles.

A repercussão desse fato deve gerar, ao longo da tarde de hoje, discussões no Congresso Nacional. No final da manhã, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou ter convocado reuniões para tratar da prisão de Silveira. O plenário do STF, por sua vez, também discutirá a prisão, podendo confirmá-la ou revertê-la.