quinta, 28 de março de 2024
SpaceDica

Veja como investir com pouco dinheiro e onde você pode aplicá-lo

Será que o pouco que você consegue poupar todos os meses é suficiente? A resposta é sim!

07 julho 2021 - 14h20Por Redação SpaceMoney

A falta de cultura em educação financeira é uma barreira que a população brasileira ainda precisa superar. É muito comum que as pessoas se cerquem de mitos – ou desculpas – para não poupar ou investir. Uma das mais banais é a que vem com a conhecida frase “só investe quem tem dinheiro sobrando”. 

Segundo uma pesquisa realizada em setembro do ano passado pela Capital Research, com 43 mil pessoas, 70% dos entrevistados investiriam mais se tivessem mais dinheiro. A falta de conhecimento foi outro motivo colocado pela maioria das pessoas (63%) como barreira para não investir.

Mas será que é preciso muito dinheiro para investir? Tanto para adquirir conhecimento quanto para investir, o mais importante é ter disciplina. Confira algumas dicas para começar já!

Primeiro de tudo: livre-se das dívidas
Não dá para tentar começar a guardar dinheiro se você está devendo. Então, se esse é o seu caso, a primeira missão é fazer as pazes com o banco ou credores.

Se você zerou suas dívidas e conhece o seu perfil, está pronto para começar a investir. Mas será que o pouco que você consegue poupar todos os meses é suficiente? 

Sim, é. Veja abaixo algumas dicas de investimento. 

Onde aplicar com menos de mil
O mundo dos investimentos oferece diversas opções com níveis variados de risco e rentabilidade. E, dependendo do seu perfil de investidor – conservador, moderado ou agressivo -, cada tipo de ativo ocupará diferentes proporções na sua carteira de investimentos.

Além disso, é preciso também pensar nos seus objetivos e em qual prazo pretende realizar e montar seu portfólio de investimentos de acordo com eles.

Vamos citar aqui algumas opções para quem está começando, não consegue ainda guardar muito dinheiro mensalmente e pensa em longo prazo, visando à aposentadoria.

Tesouro Direto
Nesse que, há algum tempo, é um dos investimentos mais queridinhos dos brasileiros, é possível investir com apenas R$ 30.

Com alta liquidez e rendimentos diários, os títulos do Tesouro Nacional são o caminho natural para quem quer começar sua carteira de longo prazo e fugir dos rendimentos (baixos e às vezes até negativos) da caderneta de poupança.

Com opções de títulos prefixados e pós-fixados, atrelados à taxa de juros ou à inflação, o Tesouro Direto é uma excelente opção para principiantes.

Títulos de crédito privado
Assim como o Tesouro Direto, os títulos privados também trazem segurança com boa rentabilidade para o longo prazo. E, dependendo do emissor, existem opções de R$ 1.000. 

Fundos de investimento
Os fundos de investimento também estão ganhando cada vez mais o gosto dos investidores brasileiros.

Segundo levantamento da B3, a bolsa de valores brasileira, a procura por esse tipo de ativo cresceu 20% no ano passado, com a chegada de 4 milhões de novos cotistas. Ao todo, atualmente mais de 25 milhões de pessoas físicas investem em fundos de diferentes tipos.