quinta, 25 de abril de 2024
SpaceDica

Sonha em viver de dividendos? Veja como isso é possível

22 janeiro 2021 - 14h22Por Redação SpaceMoney

Os dividendos correspondem a uma parcela do lucro de uma empresa que é distribuído para os acionistas e viver com esta renda é um dos principais objetivos de muitos investidores da bolsa de valores. 

Uma tarefa importante para quem deseja investir com foco nos dividendos é alocar seu capital em ações de empresas que remuneram os acionistas com periodicidade e têm bom histórico de rendimentos. Essa estratégia, no entanto, requer muita paciência e disciplina por parte do investidor, pois envolve planos a longo prazo.

Como selecionar empresas?

Para escolher as companhias ideias, o primeiro passo é entender o funcionamento dos dividendos. Por meio de um índice chamado dividend yield é possível obter uma medida da rentabilidade dos dividendos de uma empresa em relação ao preço de suas ações. 

A conta funciona da seguinte maneira: dividem-se os dividendos pagos por papel pelo valor unitário do ativo e depois multiplica-se por 100. Por exemplo, se uma ação é cotada a R$ 20 e a empresa pagou R$ 1 por cada uma delas nos últimos 12 meses, o índice de rentabilidade dela é de 5% ao ano.

Quanto maior o dividend yield, maior a rentabilidade daquela empresa. Além disso, também é importante considerar a periodicidade dos pagamentos e escolher a mais adequada ao seu perfil. As companhias podem remunerar os acionistas mensalmente, trimestralmente, semestralmente, etc.

Outro ponto importante a se levar em consideração é a diversificação da carteira: quanto mais diversificada, melhor. A variedade de papéis diminui os riscos para o investidor e possibilita que performances ruins de determinados ativos sejam compensadas por outros papéis do portfólio.

Olhos atentos

O trabalho, porém, não termina após a montagem da carteira. Para garantir bons pagamentos, é necessário que esses investimentos não sejam "esquecidos" e que o investidor esteja sempre atento à performance das companhias que compõem seu portfólio.

Planejamento é uma das palavras-chave na hora de investir em dividendos. Quem quer viver disso tem de estar disposto a elaborar um plano de metas que incluam aportes mensais para atingir o valor pretendido e vigilância constante dos resultados.