sexta, 19 de abril de 2024
SpaceDica

Protegendo seus investimentos: conheça os hedge funds

08 dezembro 2020 - 12h50Por Redação SpaceMoney

Os hedge funds – ou fundos de cobertura – podem oferecer um portfólio diversificado para o investidor. Isso significa mais segurança, pois uma cesta variada de ativos contribui para diminuir eventuais perdas. 

No mercado norte-americano, esses fundos se caracterizam pela liberdade na distribuição do patrimônio líquido. Ou seja, não há obrigação de investimento de porcentagens mínimas em determinado ativo. Eles, geralmente, cumprem a função de “proteger” a carteira de investidores. 

No Brasil, eles estão incluídos dentro da classe dos fundos multimercado. Essa categoria pode reunir renda fixa, ações, moedas, entre outros, além de permitir diferentes estratégias.

Benefícios para o investidor

Como todos os fundos de investimento, uma das vantagens dos hedge funds é o fato de serem concebidos e acompanhados por gestores profissionais. Para quem não tem tempo ou interesse de estudar os diversos ativos, é uma opção interessante.

Porém, não deixe que as aparências enganem: esses fundos nem sempre são conservadores. Fundos mais arrojados podem trazer ganhos maiores, já que têm mais riscos ao trabalharem com alavancagem e derivativos, por exemplo. 

Índice de Hedge Funds da Anbima

O Índice de Hedge Funds Anbima (IHFA) reúne os principais fundos desse tipo no mercado e permite o acompanhamento e a comparação dos seus desempenhos. 

Para participar do índice, os produtos devem seguir alguns critérios, como, por exemplo, não cobrar taxa de performance, não ser um fundo fechado e divulgar o valor das cotas diariamente.

Portanto, é sempre bom consultar e buscar informações do IHFA antes de decidir investir em hedges. Você pode fazer isso clicando aqui.

Fale com um assessor da Ipê Investimentos para tirar dúvidas sobre investimentos.