sexta, 29 de março de 2024
SpaceDica

O que são fundos de investimentos estruturados?

03 setembro 2020 - 19h58Por Redação SpaceMoney

Fundos de investimentos já são um conceito mais conhecido — um "condomínio" de investidores, que reúnem seus aportes para acessar produtos financeiros. Mas o que são fundos de investimentos estruturados? 

Em primeiro lugar, é importante lembrar que, antes de tudo, esses fundos são de investimentos; ou seja, os princípios para outras classes também têm validade aqui. A diferença é que os fundos de investimentos estruturados têm algumas regras específicas.

Os fundos estruturados devem seguir as instruções 356, 398, 444, 472, 578 e 579 da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Por terem características próprias, suas estruturações e suas políticas de investimento são diferenciadas. 

Assim como os fundos imobiliários, fundos de direito creditórios e fundos de participações são estruturados, Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional também se encaixam nessa categoria. 

Tipos de fundos de investimentos estruturados

O mais famoso é o fundo imobiliário: são aqueles que apostam em ativos reais imobiliários. Os cotistas recebem "aluguel" a cada mês pelo empreendimento, cuidado por um gestor. Podem ser de tijolo, papel ou híbridos. 

Os fundos de direitos creditórios reúnem títulos de dívida, inclusive de devedores não conhecidos. Assim, potencializam a rentabilidade em relação ao CDI, enquanto os fundos de crédito privado comuns têm retornos, geralmente, próximos do CDI. 

Por fim, os fundos de participações investem em companhias ainda em desenvolvimento e o resgate das cotas acontece somente ao final do prazo ou quando decidido em assembleia pelos cotistas. Como o nome indica, o fundo tem influência na gestão da empresa. 

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje