sexta, 26 de abril de 2024
SpaceDica

Investimentos ESG crescem aliando rentabilidade e sustentabilidade

20 janeiro 2021 - 16h49Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Pixabay

Ao longo de 2020, os ETFs – fundos de investimentos negociados na Bolsa de Valores – globais que se concentram em práticas de investimento sustentáveis e éticas receberam aportes de US$ 29 bilhões, segundo dados da Bloomberg. Os analistas de mercado acreditam que a agenda ESG, sigla em inglês para aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG, em português), ganhará ainda mais atenção em 2021.

Para investir em ativos ESG, há duas opções: comprar ações de empresas com boas práticas socioambientais e de governança corporativa ou adquirir cotas de fundos de investimento com essas características.

Esse tipo de fundo surgiu  no mercado global há cerca de 10 anos e tem em seu portfólio empresas que atuam com responsabilidade social corporativa. Na visão de analistas, esse critério tende a diminuir os riscos no longo prazo, tornando esse um investimento mais seguro para os investidores.

Gestoras

Especialistas argumentam que essa crescente demanda por investimentos responsáveis exigirá que cada vez mais gestoras incorporem a agenda ESG em seus processos de seleção de ativos.

Segundo pesquisa da Global Sustainable Investment Review, de dezembro de 2018, de um total de US$ 92 trilhões de ativos sob gestão profissional, em todo mundo, 33% já eram investimentos responsáveis. Entre 2012 e 2018, esses investimentos cresceram a uma taxa média de 15% ao ano.

Índices socioambientais

Na B3, a bolsa de valores brasileira, há dois índices do segmento ESG que chamam a atenção dos investidores. Isso se deve ao fato de esses indicadores aliarem rentabilidade à sustentabilidade, estimulando as empresas a melhorar sua governança corporativa e a gestão de seus impactos sociais e ambientais.

São eles o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e o Índice Carbono Eficiente (ICO2). O primeiro reúne empresas com boas práticas socioambientais e de governança corporativa. Já o ICO2 é composto por ações de companhias que aceitaram, voluntariamente, divulgar suas emissões de gases efeito estufa (GEE).