sexta, 26 de abril de 2024
SpaceDica

Home broker: veja como investir na bolsa de valores sem sair de casa

Com o serviço, é possível realizar a ordem para compra ou venda de ações, por meio de diversas plataformas. Confira dicas para começar a utilizar

26 dezembro 2021 - 16h44Por Redação SpaceMoney
Home brokerHome broker - Crédito: Pexels

Realizar negociações na bolsa de valores sem sair de casa é possível. Hoje em dia, a maioria das operações nesses mercados de negociação de ativos financeiros, tanto do Brasil quanto no resto do mundo, são feitas pelo home broker, um sistema online que corretoras e plataformas de investimento disponibilizam para conectar seus clientes ao pregão eletrônico.

Porém, não se engane: apenas a ordem de compra ou venda é dada pelo cliente, mas não é ele quem compra ou vende as ações, uma vez que só as corretoras são autorizadas a negociar na bolsa de valores, cobrando do investidor uma taxa por cada transação realizada.

Se você tem interesse em realizar operações no home broker, confira algumas dicas de como começar a operar nesse sistema.

Simuladores

O mais indicado para aqueles que irão começar pela primeira vez no home broker é o uso dos simuladores oferecidos pelas plataformas de investimento. O funcionamento é o mesmo da plataforma original e o sistema segue as cotações dos papéis da bolsa, mas o dinheiro não é real.

Fazendo isso, o investidor pode se acostumar com todo o operacional do sistema e aos movimentos diários do mercado financeiro, além de outros aspectos desse nicho, como os códigos das empresas. Esse é o momento ideal para entender como tudo funciona de fato antes de começar a prática.

Escolhendo sua plataforma

Para escolher a plataforma em que você irá realizar o serviço de home broker, leve alguns pontos em consideração, como se a plataforma mantém o serviço sendo atualizando de maneira rápida e rodando sem cair, mesmo se utilizada por muito tempo. 

Outro detalhe importante é ficar de olho nas taxas de corretagem que são pagas por cada operação. A taxa de custódia para manutenção da conta na bolsa de valores é mais um aspecto a se observar. Avalie o custo-benefício entre cada plataforma para fazer a melhor escolha.

Verifique a corretora

Antes de investir seu patrimônio com alguma corretora, o indicado é sempre verificar se a empresa responsável pelo sistema está devidamente cadastrada na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Para isso, acesse a Central de Sistemas da CVM, preenchendo os campo solicitados com os dados da empresa.