segunda, 17 de junho de 2024
Financiamento

Financiamento para construções: o que você precisa saber antes de contratá-lo em 2024

Confira as condições e benefícios dos principais bancos

23 abril 2024 - 14h30Por Kadu Soares
Construção de imóveis: saiba o que considerar antes de contratar um financiamento em 2024Construção de imóveis: saiba o que considerar antes de contratar um financiamento em 2024 - Crédito: Freepik

Essa modalidade é oferecida por diversas instituições financeiras para auxiliar na construção de imóveis ou outros projetos, mas, antes de se pensar em um financiamento para construção, é importante entender os benefícios de uma reforma ou da construção de um imóvel.

A primeira opção, em casos de reforma de imóveis alugados, pode ser viável quando os custos são compensados com vantagens ao locatário, como a diminuição do valor do aluguel. 

Além disso, o tempo de locação também deve ser considerado, sendo mais vantajoso optar por reformas em contratos de longo prazo.  Para evitar problemas, todas as reformas precisam ser autorizadas pelo proprietário e, se possível, fazer com que essa autorização esteja no contrato.

Quanto à construção de um imóvel, os benefícios são diversos. O financiamento para construção possibilita a realização de projetos personalizados, construídos de acordo com as necessidades e desejos do contratante. Este tipo de financiamento permite a possibilidade de valorização do imóvel ao longo do tempo, que traz um retorno financeiro no futuro.

 

O que é e como funciona o financiamento para construções

A solicitação geralmente envolve uma série de etapas. A primeira é a escolha da instituição financeira. É importante comparar todas as opções disponíveis.

Após isso, o solicitante passará por uma análise de crédito, que avaliará sua capacidade financeira e histórico. Em seguida, algumas instituições podem exigir a comprovação da propriedade do terreno ou imóvel onde a construção ocorreu. Finalmente, após a aprovação e comprovação do imóvel, o contratante receberá uma proposta de financiamento para construção.

Fábio Murad, sócio-diretor da Ipê Investimentos, afirma: “O grande diferencial em relação a um empréstimo tradicional é que os valores são liberados de acordo com o andamento da obra, permitindo um controle mais fácil dos gastos e garantindo com que o dinheiro seja empregado do jeito certo e eficiente durante toda a obra”.

 

Condições necessárias

Os bancos oferecem diferentes condições para financiar a construção de imóveis e elas podem variar bastante de acordo com a instituição. Veja quais são as condições e benefícios de alguns bancos:

  • Caixa Econômica Federal

    Condições: Para solicitar o financiamento, é necessário realizar uma análise de crédito, comprovar renda e apresentar toda a documentação necessária.

    Benefícios: A Caixa oferece diversas opções de financiamento para reforma e construção, com a possibilidade de utilizar o FGTS na compra de imóveis residenciais.
     

  • Itaú

    Condições: O imóvel deve ser avaliado no valor de até 1,5 milhões, estar matriculado no Cartório de Registro de Imóveis e estar localizado no mesmo município onde a pessoa trabalhadora exerce sua ocupação principal.

    Benefícios: Possibilidade de utilizar o FGTS na compra do imóvel, parcelas fixas ou variáveis, e a taxa de juros varia de acordo com o rendimento da poupança.
     

  • Santander

    Condições: A contratação envolve simulação e aprovação do financiamento, cadastro e envio de documentação, análise documental, assinatura do contrato, e liberação de crédito.

    Benefícios: Análise de crédito na hora, atendimento especializado, possibilidade de usar o FGTS, financiamento de despesas e até 35 anos para pagar.
     

  • Sicredi

    Condições: O financiamento é disponível para associados do Sicredi que desejam construir ou reformar seu imóvel próprio, ou o imóvel da sua empresa.

    Benefícios: Limite de crédito de acordo com a capacidade de pagamento, prazo de até 60 meses e a segurança de ser um dos cooperados do Sicredi.

  • Banco Inter:

    Condições: O financiamento é disponível para quem possui terreno em condomínio, que pode ser usado como garantia.

    Benefícios: Crédito liberado logo no início da construção, liberação de mais crédito a cada fase concluída, financiamento de até 80% da construção, e até 20 anos para pagar.
     

Por fim, ainda segundo o sócio da Ipê Investimentos, antes de tomar a decisão de realizar um empréstimo para construção, é importante entender se realmente este é o momento certo e se as parcelas cabem no seu orçamento.

“Este cuidado é essencial para que a obra traga conforto tanto para você quanto para o seu negócio, e não se transforme em um problema financeiro grave. Planeje com cuidado e assegure-se de que as condições do financiamento estão alinhadas às suas necessidades e capacidade de pagamento”, finaliza Murad.