sexta, 29 de março de 2024
SpaceDica

Conheça o mercado fracionário: solução recomendada para investidores iniciantes com pouco dinheiro

Para quem não tem grandes somas para aplicar, mas quer estar no mercado variável, investir no mercado fracionário pode ser interessante

25 maio 2021 - 11h46Por Redação SpaceMoney

Nos últimos anos, o mercado de ações tem ganhado espaço entre os pequenos investidores. Só em 2020, mais de 1,5 milhão de novas contas foram abertas na B3, a bolsa de valores brasileira, o que mostra o apetite dos brasileiros por novas formas de investimento e opções de diversificação de carteira.

No entanto, quem não tem um grande patrimônio nem sempre encontra espaço para diversificação, pois as ações são comercializadas normalmente em lotes de 100, o que sobe o investimento mínimo que se pode fazer em uma empresa.

Para quem não tem grandes somas para aplicar, mas quer estar no mercado variável, o que é possível fazer?  A resposta é: invista no mercado fracionário!

Compre o quanto quiser
Se você não tem possibilidade de comprar o lote mínimo padrão de 100 ações, em alguns casos há a opção de comprar uma fração dele, entre 1 e 99 ações. Esse é o chamado “mercado fracionário”, interessante exatamente para quem não pode ou não quer investir grandes somas em um só papel.

Mas qual é a diferença? Vender as ações em lotes facilita a negociação e aumenta a liquidez (facilidade e rapidez de venda). Lotes fracionados costumam ter um volume de demanda de compra menor que o mercado integral e, por isso, são papéis menos “líquidos”.

Ou seja: se o objetivo é operar em curto prazo, como os day traders, esse não é o mercado para você.

Porém, se o objetivo é buscar rentabilidade em longo prazo, esse pode ser um caminho. Mesmo com pouco capital é possível montar uma carteira bastante diversificada, baixando a margem de risco e aumentando a possibilidade de bons retornos.

Como investir no mercado fracionário?
Nesse ponto, não há diferença. Assim como no mercado integral, as ações fracionadas estão disponíveis para compra nos horários normais do pregão. Só é preciso acessar pelo sistema do home broker e fazer a ordem de compra na quantidade desejada.

Para identificar as ações desse tipo é só observar o ticker: ações do mercado fracionário trazem no final do código a letra F. Então, caso o seu objetivo seja comprar parte de um lote de papéis da Petrobras, por exemplo, deve procurar pelo código PETR4F.