quinta, 28 de março de 2024
SpaceDica

Conheça a portabilidade de investimentos: descubra como deixar o banco sem perder seus rendimentos

Com uma corretora independente, você pode ter acesso a diferentes oportunidades e cria a sua carteira de ativos da forma que achar melhor

21 junho 2021 - 11h56Por Redação SpaceMoney

Até o passado recente, o gerente do banco era a maior autoridade em investimentos a que o pequeno investidor costumava ter acesso. Ele indicava quais produtos eram melhores para previdência ou objetivos de curto e médio prazo.

Quem queria uma carteira personalizada ou ativos mais sofisticados para investir precisava ir atrás de informação ou procurar uma assessoria em investimentos. Contudo, contar com um assessor era difícil, pois muitas corretoras reservavam essa opção apenas para clientes com maior capacidade de investimento. 

Com as novas tecnologias, isso mudou. Hoje, uma simples busca na internet mostra inúmeras opções de corretoras que contam com plataformas simples de utilizar e vasto conteúdo sobre educação financeira. Assim, investidores de varejo com capital mais limitado podem fazer boas escolhas e montar um portfólio de acordo com o seu perfil.

Porém, ainda há muitas pessoas que só recentemente conheceram essas opções e ainda contam com investimentos nos bancos, com suas taxas nem sempre atrativas, por medo de perder rendimentos. 

Se esse é seu caso, essa spacedica ajuda você a descobrir como fazer a portabilidade de investimentos – também chamada de transferência de custódia – e assim levar sua carteira de ativos para a instituição de sua preferência.

Por que vale a pena?
Duas palavras importantes respondem a essa questão: liberdade e custos.

Com uma corretora independente, você pode ter acesso a diferentes oportunidades de investimento que estão fora dos bancos e criar a sua carteira de ativos da forma que achar melhor, incluindo renda fixa e variável, como Tesouro Direto, ações, fundos e até opções alternativas, como criptomoedas.

Tudo de acordo com o seu perfil, seja ele conservador, moderado ou agressivo. 

Mas não entendo nada de investimentos, como saberei escolher? 
A maioria das corretoras e gestoras de recursos de terceiros já contam com plataformas de educação financeira e assessoria de investimentos. 

Além disso, é possível encontrar na internet materiais confiáveis, como textos, vídeos e minicursos. Só tome cuidado sempre com fórmulas mágicas de enriquecimento e outros mitos do mundo dos investimentos. Com vontade e disciplina é possível cuidar bem do seu dinheiro, com responsabilidade e exposição controlada de riscos.

Outra opção, reservada em geral para clientes premium, que não necessariamente sejam milionários, são as assessorias digitais – via chat – que algumas corretoras oferecem com profissionais qualificados, prontos para te orientar para construção e manutenção do seu portfólio de investimentos. 

Há mais uma vantagem: custo. Como dito acima, nem sempre os bancos cobram as melhores taxas para prestar os seus serviços, a menos que seja um cliente com “bom relacionamento” (geralmente, com muito dinheiro para investir).

Se não é o seu caso, descubra quanto você está gastando para manter seus investimentos, veja se há boas opções com custos mais baixos no mercado e transforme a economia em mais investimentos para você.

Como fazer a portabilidade de investimentos?
Ao encontrar sua corretora de confiança, geralmente há uma assessoria para ajudar no processo burocrático. Porém, não se preocupe, não é tão complicado.

Primeiramente, é preciso requerer a transferência de custódia de cada ativo para a “instituição cedente” (no caso, seu banco) e reunir seus documentos básicos, como RG (ou outro documento válido de identificação), CPF e comprovante de residência para encaminhar para a nova corretora. 

O procedimento é rápido, e geralmente em torno de três dias úteis seus ativos já devem constar do sistema da nova instituição.

Por isso, fique atento: caso isso não ocorra, procure o quanto antes o seu banco para verificar se houve algum problema no processo. Outro detalhe importante: a portabilidade de investimentos é gratuita.