sexta, 29 de março de 2024
Desenvolvimento e diversão

Conheça 6 jogos de educação financeira para a família

Tanto jogos de tabuleiro quanto aplicativos podem tornar a relação com o dinheiro mais acessível e a educação do tema, parte da rotina em família

30 abril 2020 - 18h39Por Yasmin Oliveira

Não é tão fácil associar planejamento financeiro a diversão - mas jogos transformam dois aparentes opostos em uma experiência só.

Tanto jogos de tabuleiro quanto aplicativos podem tornar a relação com o dinheiro mais acessível e a educação do tema, parte da rotina em família.

Sendo assim, não devemos negligenciar o assunto 'dinheiro' quando se trata das nossas crianças. Nesse guia, você encontra a melhor forma de abordar o tema com os pequenos, de acordo com a idade.

Pensando em tudo isso, nesta Spacedica reunimos algumas sugestões interessantes para você.

Banco Imobiliário e Monopoly

Não podia faltar o clássico Banco Imobiliário, versão “abrasileirada” do Monopoly. O jogo de tabuleiro reúne as regiões com maior preço por m² do Brasil para comprar - o maior detentor de posses, ganha. Mas no meio do caminho o jogador precisa lidar com empréstimos, hipoteca, ritmo de construção e até negociações - as versões mais novas incluem até máquina de cartão.  Já o Monopoly, além da versão “clássica”, também possui versões alternativas, como o Monopoly Milennials: em vez de conquistar propriedades, o jogador compra bicicletas e máquinas de lavar roupa, um sarcasmo com a geração Y, marcada pela falta de grandes posses.

Bate-bola Financeiro

Para quem é boleiro, VISA e FIFA criaram o Bate-bola Financeiro como forma de unir futebol a planejamento. E como isso funciona? É preciso avançar pelo campo e chegar ao gol, mas os adversários são questões de múltipla escolha sobre finanças pessoais. Há até ranking entre times para deixar o cenário mais competitivo. Conheça o Bate-bola financeiro.

Tá O$$o

O Tá O$$o está disponível para Android e iOS e se define como “um game divertido para lidar com dinheiro”. O jogador é levado a um mundo “canino” em busca da independência financeira, e deve tomar escolhas conscientes sobre seus gastos com a ajuda de familiares e conhecidos. Os gráficos são leves e é um jogo 100% nacional.

Jogo da Vida

O Jogo da Vida também é um passatempo clássico de tabuleiro. O jogador passa por vários momentos diferentes que caracterizam a vida de alguém até a morte: escolha profissional, faculdade, casamento, perdas e ganhos diferentes. E precisa aprender a lidar com triunfos financeiros ou frustrações geradas por imprevistos. Pode ensinar sobre a importância de planejamento e reserva financeira, além da aplicação certa do dinheiro para evitar perdas inesperadas.

Jogo da Mesada

O Jogo da Mesada é fabricado pela Estrela e é indicado para crianças. Os jogadores precisam, desde pequenos, combinar empréstimos, ter compromissos financeiros e até amargar prejuízo sobre a mesada. É preciso lidar com o dinheiro da mesada da melhor forma possível, aprender a importância de gastar com cautela e até os perrengues do fim do mês, e ganha quem tiver a maior quantia de dinheiro no último dia útil.

Administrando seu dinheiro 

O Administrando seu Dinheiro é distribuído pela editora Pais e Filhos, e também é indicado para jogar com crianças mais velhas. O sistema é simples: há uma quantia inicial e o jogador precisa lidar com tarefas do dia a dia - que podem aumentar ou diminuir a fatia do ‘’orçamento’’ -, multiplicar valores a partir de uma roleta, e até pegar empréstimos.