quinta, 18 de abril de 2024
SpaceDica

Como ler o material de divulgação de um fundo de investimento?

03 outubro 2020 - 14h00Por Redação SpaceMoney

Para encontrar todas as informações essenciais sobre um fundo de investimento basta consultar o seu material de divulgação. Disponíveis no site da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), eles são uma leitura obrigatória para quem está escolhendo onde investir. Entenda alguns dos principais dados que devem constar nesse documento: 

Atendimento: informações de contato para cotistas — do gestor, administrador e outros personagens importantes na manutenção do fundo.

Classificação: é aqui que você entende o tipo de fundo no qual pensa em investir: de ações, renda fixa, multimercado, imobiliários, entre outros.

Quer saber qual é o melhor fundo de investimento para você? Fale com um especialista SpaceMoney

Classificação do risco: definida pelo administrador do fundo, analisa os riscos incluídos na estratégia. A escala para avaliar isso vai de conservador a agressivo.

Composição: além da informação sobre o patrimônio gerido pelo fundo, há a descrição de onde ele está aplicado no momento.

Histórico: geralmente o ponto mais observado pelos investidores, o histórico mostra a performance de rentabilidade do fundo em relação ao seu benchmark, ou seja, seu índice de referência. 

Investimento mínimo: qual é a quantia mínima para entrar nesse fundo? Alguns deles não estabelecem esse valor, enquanto outros, destinados a investidores qualificados, determinam altas quantias. 

Política de investimentos: explica as estratégias de investimentos, bem como limites de aplicação em certos ativos e a alavancagem do produto financeiro.

Público-alvo: esse campo responde ao perfil de investidor ao qual o fundo se destina — investidores profissionais, qualificados ou de varejo. 

Resgate: especifica as regras para resgate das cotas, como o prazo para sua efetivação. Isto é, é um dado importante na avaliação da liquidez.

Taxas: incluem tanto as de administração quanto as de performance, eventualmente cobradas.

Outros documentos

Além do material de divulgação do fundo de investimento, a análise de outros documentos também é fundamental para tomada de decisão. O prospecto, por exemplo, destaca alguns pontos do regulamento do fundo de investimento. Além disso, o formulário de informações complementares reúne aspectos como tributação e fatores de risco.