sexta, 19 de abril de 2024
Finanças

ARTIGO - Reflexões sobre planejamento financeiro a longo prazo

Investir é bem mais do que multiplicar recursos, é zelar pelo futuro, diz Alex Silva, sócio da Aware Investments

22 março 2024 - 15h59Por Redação SpaceMoney

Por Alex Silva, sócio da Aware Investments*

Na nossa infância, muitas perguntas relacionadas ao futuro são feitas a nós. “O que você quer ser quando crescer?”, “Qual presente você vai pedir ao Papai Noel?” e “Qual lugar você gostaria de passar as férias escolares?” são apenas alguns exemplos típicos. Na adolescência e na fase adulta, os questionamentos aumentam consideravelmente – incluindo, obviamente, perguntas que fazemos a nós mesmos.

Já que não temos bola de cristal, daquelas que costumam aparecer em filmes ou em livros, o jeito mesmo é imaginar o futuro como ele poderá ser. Ou melhor, como queremos que ele seja – ainda que nem tudo esteja 100% sob o nosso controle ou alcance.

Convido você a refletir: onde você quer estar a daqui 10 anos? No que diz respeito à vida financeira, esta questão é bem simples de responder. Posso apostar que praticamente todo mundo vai dizer algo na linha de “quero estar milionário e aproveitando bem a vida”. Outros certamente vão completar a resposta dizendo “morando numa mansão e viajando pelo mundo”. É ou não? Porém, o que poucos refletem antes de dar essa resposta é: como isso será possível? Não vale dizer ganhando na Mega-Sena!

 

 

Pois bem, é aí que entra o planejamento financeiro a longo prazo. Investir é bem mais do que multiplicar recursos, é zelar pelo nosso futuro e pelo futuro de quem mais amamos – nossa família. Esse planejamento tem que começar cedo, desde o momento que entramos no mercado de trabalho.

“Ah, mas eu só vou me aposentar daqui uns 40 / 50 anos. Não vou me preocupar com isso agora” é uma frase que já ouvi de alguns jovens. É aí que está um dos erros mais comuns. Afinal, quanto antes o planejamento começar, mais suave será a construção do patrimônio, pois o fator “juros sobre juros” irá trabalhar a seu favor e, independente da grandeza dos seus objetivos, será mais fácil pavimentar o caminho da conquista.

Construção de patrimônio é mais do que uma cifra: é a história da sua vida e a promessa para o futuro da sua família. Com a orientação certa, é possível transformar riqueza em legado e escrever os próximos capítulos da sua história com segurança e prosperidade.

Repito a pergunta: onde você quer estar a daqui 10 anos? E mais: o que você está fazendo para que isso seja possível?

*Alex Silva é sócio da Aware Investments, multi-family office com atuação no Brasil e na Europa

 

Potencialize seu patrimônio com a Ipê Investimentos, parceira da Necton BTG Pactual. Abra sua conta e alcance novos horizontes financeiros!