sexta, 29 de março de 2024
mercado

A economia dos EUA e seu mercado imobiliário

26 abril 2019 - 09h47Por Leonardo Ghianda

O crescimento do mercado econômico global para 2019 continua a ser estimado em abaixo dos 3, de acordo com a perspectiva do Grupo Fannie Mae de Pesquisa Econômica e Estratégica (ESR). O enfraquecimento do impacto do estímulo fiscal do ano passado, bem como a desaceleração do investimento empresarial e dos gastos do consumidor, foram novamente os principais fatores da lentidão no crescimento do PIB, mas o investimento fixo residencial deve se recuperar. Espera-se que o segundo semestre do ano apresente um crescimento econômico mais forte à medida que os efeitos reais da paralisação parcial do governo e da volatilidade do mercado acionário do quarto trimestre diminuam em meio à política do Federal Reserve. O Grupo ESR continua a projetar as vendas de casas em 2019 para o mercado se manter estável nos níveis de 2018, apoiado por um melhor crescimento salarial, desaceleração da apreciação do preço da casa e menores taxas de hipoteca. Espera-se que o volume de originação de hipotecas de compra aumente moderadamente em meio a vendas de casas planas e valorização mais lenta do preço da casa. Dada a recente queda nas taxas de juros, espera-se agora que o volume de originação de hipotecas de refinanciamento seja superior ao previsto anteriormente, embora ainda diminua modestamente de ano para ano.

"Os dados recebidos continuam a apoiar nosso pedido de crescimento econômico mais lento em 2019", disse o economista-chefe da Fannie Mae, Doug Duncan. “O crescimento da demanda doméstica diminuiu à medida que as empresas e os consumidores exercem maior cautela em meio à incerteza do comércio e à volatilidade dos mercados de capitais. Os riscos descendentes predominantes - a disputa comercial EUA-China e a desaceleração do crescimento global - deverão se atenuar ainda este ano, o que deve ajudar a impulsionar o crescimento no segundo semestre. Apesar de sua autodescrita 'paciência', ainda esperamos que o Fed aumente sua taxa básica de juros no final do ano devido ao crescimento mais forte do segundo semestre.” 

"Na habitação, a recente queda nas taxas hipotecárias para o seu nível mais baixo em mais de um ano - combinado com ganhos salariais e desaceleração dos preços das casas - apóia nossa afirmação de que as vendas de imóveis se estabilizarão em 2019", continuou Duncan. “O maior impedimento para as vendas e a acessibilidade continua a ser do lado da oferta, uma vez que o novo estoque, particularmente entre as residências existentes, está sendo atendido rapidamente pela forte demanda - como evidenciado pela oferta já fraca de um ano." Fonte: Grupo Fannie Mae de Pesquisa Econômica e Estratégica