terça, 16 de abril de 2024
Empresas

PetroReconcavo (RECV3): novo CEO tem histórico favorável para enfrentar atuais desafios, diz XP

Para a XP, experiências e posicionamentos do Sr. José Firmo estão em linha com as recentes demandas dos investidores e indicam um começo promissor

28 novembro 2023 - 11h24Por José Chacon
.. - Crédito: Petroreconcavo/Divulgação)

Com a seleção do Sr. José Firmo para CEO da PetroReconcavo (RECV3) e as observações iniciais do mesmo, a XP Investimentos, acredita que o poscionamento da companhia e so escolhido está em linha com as recentes demandas dos investidores e indicam um começo promissor.

"A longa e diversificada experiência do Sr. Firmo em serviços, infraestrutura e logística de campos de petróleo está alinhada com a estratégia de verticalização da empresa. Suas observações iniciais, com foco na redução de custos e otimização do capex, estão em linha com as recentes demandas dos investidores e indicam um começo promissor", comenta a casa.

Isso porque Firmo acredita que os principais desafios da PetroReconcavo estão na alocação de capital, na capacidade de desenvolvimento e entrega de projetos (reduzindo OPEX e otimizando o CAPEX), bem como na melhoria da comunicação (dentro e fora da empresa).

As falas do futuro CEO da petroleira aconteceram na teleconferência para apresenta-lo, que aconteceu na última segunda-feira (27). Na ocasião, ele mencionou as qualidades e vantagens competitivas da empresa, tanto em seus ativos quanto em sua equipe, bem como sua reduzida alavancagem, o que coloca a RECV em uma posição favorável para investir em crescimento orgânico e inorgânico.

Firmo acredita que a lacuna entre as operações de O&G onshore nos EUA (onde tem ampla experiência) versus o Brasil está na competição colaborativa entre empresas, maximizando a eficiência dos recursos. 

Sobre a estratégia de verticalização da companhia, ele diz que ela funciona e contribuiu de forma importante para os sólidos resultados da empresa. No entanto, é preciso ser pragmático e acessar continuamente possíveis alternativas.

Sobretudo, o executivo tem mais de 30 anos de experiência na indústria de Serviços para Campos de Petróleo. Além disso, foi Presidente do IBP e da ABESPETRO. Desde 2019, o Sr. Firmo ocupa o cargo de CEO do Porto do Açu.

As considerações da XP é que a chegada do novo CEO é favorável para enfrentar os desafios atuais da petroleira.