terça, 19 de março de 2024
Vazamento de dados

Registrato: confira contas bancárias e dívidas registradas em seu nome com ferramenta do BC

02 março 2021 - 14h29Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Eduardo Soares via Unsplash

As notícias sobre a extensão do vazamento de dados de 220 milhões de brasileiros vivos e mortos ocorrido no final de janeiro têm preocupado os consumidores. CPF, números de telefone, endereços, fotos e score de crédito estão entre as informações que foram disponibilizadas na internet para golpistas.

Para quem teme que suas informações pessoais também foram compartilhadas e utilizadas de forma ilegal, há uma ferramenta do Banco Central que ajuda os consumidores a descobrirem se foram solicitadas contas bancárias, financiamentos e outras formas de crédito em seu nome.

Com o Registrato é possível consultar o histórico de pessoas físicas ou jurídicas em bancos e financeiras. Entre as informações disponíveis estão a abertura de contas bancárias, dívidas, envios de dinheiro para o exterior e chaves PIX cadastradas.

A liberação do acesso à ferramenta é feita por meio do aplicativo do banco onde o consumidor é correntista, internet banking ou um certificado digital. O processo de cadastro é diferente para cada uma destas opções, mas em todos os casos envolve a verificação da identidade do titular da conta junto às instituições financeiras para garantir o sigilo dos dados.