Nova composição?

Lula e Pacheco devem se reunir nos próximos dias para destravar reforma ministerial, diz colunista

Em entrevista ao Estado de Minas, Lula afirmou que Pacheco " pode ser o que quiser" e sugeriu que o político teria potencial para disputar o governo de Minas Gerais (MG)

O presidente Lula ladeado por Rodrigo Pacheco (esq.) e Arthur Lira - Roque de Sá/Agência Senado
O presidente Lula ladeado por Rodrigo Pacheco (esq.) e Arthur Lira - Roque de Sá/Agência Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir nos próximos dias com o ex-presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para discutir uma possível entrada do senador no governo.

Em entrevista ao Estado de Minas, Lula afirmou que Pacheco pode ser o que quisere sugeriu que o político teria potencial para disputar o governo de Minas Gerais (MG).

Nos bastidores, de acordo com o que interlocutores de Rodrigo Pacheco reportaram ao blog da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, o senador não recusaria um convite de Lula, pois busca uma posição mais visível para se fortalecer politicamente.

O Ministério do Desenvolvimento, da Indústria, do Comércio e dos Serviços (MDIC), atualmente ocupado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), foi visto como o destino mais provável para o mineiro.

A substituição do vice-presidente no MDIC, no entanto, ainda gera debates internos no governo. Enquanto Lewandowski demonstrou insatisfação ao ser cogitado para deixar o Ministério da Justiça, Alckmin tem se mantido ativo na questão dos preços de alimentos e nas negociações internacionais para evitar sobretaxas dos Estados Unidos (EUA) sobre produtos brasileiros.

A possível mudança ministerial tem sido observada com cautela por aliados do presidente da República, que, de acordo com Gaspar, consideram que Alckmin deveria se oferecer para deixar o cargo caso o presidente necessite. Entretanto, o vice-presidente segue engajado em sua função e na articulação política do governo.