Em 87 anos de história, a Volkswagen está considerando o fechamento de fábricas na Alemanha pela primeira vez. Esse também é o primeiro conflito entre o CEO da Volkswagen, Oliver Blume, e os sindicatos.
A empresa está avaliando a possibilidade de encerrar as operações de uma fábrica de veículos e uma unidade de componentes na Alemanha. Essas operações são consideradas obsoletas segundo o conselho de trabalhadores.
Reunião com conselho da Volkswagen
A decisão será discutida em uma reunião do conselho de trabalhadores na quarta-feira (4). O diretor financeiro Arno Antlitz e o chefe da marca Volkswagen, Thomas Schaefer, apresentará os detalhes do plano durante o encontro.
Daniela Cavallo, líder do conselho de trabalhadores e membro do sindicato IG Metall, antecipou que a reunião será muito desconfortável para a administração da WW. Ela acrescentou que espera que Blume se envolva nesse caso.
O IG Metall já bloqueou tentativas de mudanças mais profundas na empresa, como aconteceu em 2022, quando o antecessor de Blume, Herbert Diess, deixou o cargo.
Impactos e reações
Após a notícia, as ações da Volkswagen subiram 1,3%, reduzindo as perdas anuais para 13%. Além desse fechamento, o grupo também está considerando encerrar um acordo de 30 anos que garante a segurança no emprego.
Para Blume, a medida deve a dificuldade do ambiente econômico e pela intensificação da concorrência. “A Alemanha como local de negócios está ficando ainda mais para trás em termos de competitividade”.
A marca Volkswagen enfrenta margens de lucro reduzidas, acentuadas por altos custos operacionais e uma crescente competição de veículos elétricos chineses. Durante o primeiro semestre de 2024, a margem da marca caiu para 2,3%.
Desafios da Volkswagen
O governo da Baixa Saxônia, que possui uma participação de 20% na empresa, apoia os esforços de redução de custos, mas espera que alternativas sejam exploradas durante as negociações.
Além do fechamento da fábrica, as propostas atuais incluem revisão do lançamento de um modelo compacto de SUV elétrico planejado para 2026. A Volkswagen também pode adiar o modelo Trinity, previsto para Zwickau