sexta, 26 de abril de 2024
Vale viga

Vale cai com suspenção de operações de Viga para cumprir decisão judicial

28 setembro 2020 - 11h56Por Investing.com

Por Gabriel Codas, da Investing.com - As ações da mineradora Vale (SA:VALE3) operam com leve queda na parte da manhã desta segunda-feira, indo na contramão da alta do Ibovespa. A mineradora informou que suspendeu a disposição de rejeitos e a realização de obras em sua barragem B7 e consequentemente as operações da usina de concentração de Viga, em Congonhas (MG), para cumprir uma decisão judicial.

Por volta das 11h35, os ativos eram negociados com leve baixa de 0,08% a R$ 59,20. O Ibovespa subia 0,38% a 97.363 pontos.

"O impacto estimado da paralisação temporária das operações de Viga é de aproximadamente 11 mil toneladas de finos de minério de ferro por dia", afirmou a companhia, que acrescentou que "contestará a decisão judicial".

A suspensão das atividades ocorreu na noite de 24 de setembro, após decisão de juiz em ação civil pública ajuizada pelo município de Jeceaba, disse a Vale.

A empresa defendeu que "a unidade operacional de Viga preenche os requisitos necessários para a expedição do alvará de funcionamento da barragem B7".

Minério de ferro

A jornada desta segunda-feira foi marcada por um forte movimento positivo para os preços dos contratos futuros do minério de ferro, que são negociados na bolsa de mercadorias da cidade de Dalian, na China. O ativo com o maior volume de operações, com data de vencimento para janeiro do próximo calendário, somou 0,92% para 770,00 iuanes por tonelada, o que representa alta de 7,00 iuanes em relação aos 770,00 iuanes de liquidação da véspera.

No mesmo sentido, o fechamento da sessão de negócios teve como principal característica a valorização nas cotações dos papéis futuros do vergalhão de aço, que são transacionados na também chinesa bolsa de mercadorias de Xangai. O contrato com mais liquidez, com entrega para o mês de janeiro de 2021, avançou 3 iuanes para 3.540 iuanes por tonelada, enquanto que o outubro deste, subiu 3 iuanes para 3.627 iuanes para cada tonelada.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje